quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Ainda a Sala de História do 3.º Ciclo da E. B. 2/3 de Amarante - Agradecimentos

Sala de História da E. B. 2/3 de Amarante - O Depois e o Antes
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

A Importância da Sala de História da/na E. B. 2/3 de Amarante - A Importância da Mudança -  Agradecimentos

Tal como ontem referi, as instalações da E. B. 2/3 de Amarante têm já 40 anos de idade, mais coisa menos coisa. Obviamente, durante este período de tempo, já tão longo de quatro décadas, muita coisa mudou - mudou o mundo que nos rodeia e mudamos nós, gente que faz parte integrante da comunidade educativa que se renova a cada ano que passa.
Convenhamos que as salas de aula da E. B. 2/3 de Amarante precisam com urgência de uma intervenção que as refresque e lhes dê uma linguagem mais actual, mais apetitosa, mais acolhedora, mais dinâmica. E a tarefa não é difícil. E muito menos é preciso despejar milhões numa escola para a deitar abaixo e refazer quase do zero, veja-se o triste caso da intervenção da Parque Escolar na ESA ainda inacabada, orçamentada, à época, em 14 ou 15 milhões de euros.
De facto, em pleno século XXI, com alunos sentados dentro das salas de aula que já nasceram neste século, não lhes podemos continuar a servir a mesmíssima ementa, embrulhada da mesmíssima maneira... porque não há quem aguente. Nem eu, que fará eles!
Quanto à concretização deste projecto de intervenção na Sala de História, que ainda se encontra inacabado faltando novas mesas, cadeiras e computadores para os alunos, devo desde já agradecimentos a toda a direcção do Agrupamento de Escolas de Amarante pela confiança em mim depositada, pela confiança depositada no trabalho que me propus realizar.
Sem este OK, a Sala de História da E.B. 2/3 de Amarante estaria agora quase igual a quase todas as outras salas da escola.
Devo agradecer também a todos os meus alunos que fizeram o favor de se entusiasmar com estes desafios lançados dentro da sala de aulas e que participaram activamente na pintura desta sala que também é deles. Foram muitos os que ficaram para além dos seus horários ainda em tempo de aulas e em período de férias também. Sem o apoio e entusiasmo deles, esta sala, hoje, não estaria assim.
Agradeço ainda a todos os funcionários que ajudaram à concretização desta empreitada e que acabaram por se envolver nesta mudança tão radical.
Por último, agradeço à arquitecta Bárbara Abreu toda a amizade, o apoio e sugestões prestados gratuitamente. Sem a sua orientação, a Sala de História, hoje, não estaria tão mimosa.

E sim, é verdade, temos uma novíssima e airosa Sala de História na E. B. 2/3 de Amarante.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.