segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

A Errada Oferta Alimentar nos Bares das Escolas - A Palavra à Senhora Bastonária da Ordem dos Nutricionistas




A Errada Oferta Alimentar nos Bares das Escolas - A Palavra à Senhora Bastonária da Ordem dos Nutricionistas

Verdade. As escolas continuam a vender bolos, bolachas e chocolates que saem dos/nos bares à velocidade da luz, à revelia das orientações. Apesar de tudo quanto já sabemos sobre a importância de fazermos uma alimentação globalmente equilibrada e saudável, e de como isso se repercute na nossa saúde!, porque nós somos, também, aquilo que ingerimos, a verdade é que há uma demissão generalizada, um fazer de conta que, um deixa andar, perante uma epidemia que pagamos todos em problemas de falta de saúde com doenças cada vez mais instaladas que pesam extraordinariamente nas contas públicas, ou seja, que pesam extraordinariamente nos bolsos de cada um de nós, que nos pesam até duplamente porque não só gastamos dinheiro na compra destes indutores de doença como depois gastamos nos tratamentos das doenças já instaladas. Enfim, uma verdadeira aberração se pensarmos que as comuidades educativas têm o dever... pois, de educar.
Gostaria de ver as escolas a assumirem as rédeas deste problema que não é verdadeiramente reconhecido, quantas vezes!, nem por directores, nem por direcções, nem por docentes, nem por funcionários, nem por encarregados de educação, pais ou outros.
Gostaria que as escolas actuassem antes de serem liminarmente proibidas de disponibilizarem estes alimentos processados nos seus bufetes/bares. Confesso que gostaria de as ver tomar as rédeas da Educação, neste caso Alimentar.

"Muitas escolas continuam a vender doces como bolos e chocolates nas máquinas de venda automática e até nos bares dos estabelecimentos de ensino. No portal da contratação pública foram publicados mais de 30 contratos para aquisição destes produtos, só no último mês com gastos a rondar os 300 mil euros. Comentários de Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas; Filinto Lima, Presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas."

Ordem dos Nutricionistas

E, já agora, também dou a palavra a Sobrinho Simões que, ao DN, afirmou:

"Temos é de ter esta noção: diminuir os hidratos de carbono. Os portugueses fazem uma alimentação hipercalórica, encharcam-se em açúcar. Neste momento, e de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), trinta por cento das nossas crianças sofrem de obesidade. Não pode ser, algo tem de mudar."

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.