terça-feira, 4 de junho de 2019

O ME/Governo em Peso na Inauguração das novas Instalações da ESA?


O ME/Governo em Peso na Inauguração das novas Instalações da ESA?

A ESA (Escola Secundária de Amarante) vê finalmente as obras da Parque Escolar terminadas passados longos anos sobre o seu início e após muitos, mas mesmo muitos!, milhões de euros gastos do erário público, porque estes foram os tempos de grande festa da/para a Parque Escolar e o mais que gravitou à sua volta... tempos que se foram prolongando no tempo com obras paradas em tempos de vacas muito magras.... para alguns!
Orçamentada em cerca de 14/15 milhões de euros... confesso que gostava e muito de ver publicitado o seu custo total, agora que a dita foi terminada e vai ser inaugurada.
A obra é importante para a cidade, não vou dizer o contrário. Até vou afirmar que a obra é muito importante para a cidade. No entanto, vou fazer um reparo que já vem do tempo do seu lançamento - não havia necessidade de esturricarem tantos milhões num só equipamento escolar! E nem precisamos de ir mais longe, ao ladinho da ESA, na E.B.2/3 de Amarante, uma escola bem mais velha do que a velha ESA demolida e onde trabalhei, continuamos com amianto nas coberturas, caixilharias e vidros simples que deixam entrar o muito frio e o muito calor, pavimentos desgraçados sempre a descolar aqui e ali, sanitários a cada passo entupidos, água a saber a ferro a sair pelas torneiras, pinturas degradas, mobiliário idem aspas aspas... e sim, a minha escola, senhora de muitas décadas, nunca conheceu uma obra de manutenção de fundo que a deixasse, vá lá! apresentável... que nós não somos de pedir luxo, apenas decência.
É claro que isto se paga. Que aluno vai querer continuar na E. B. 2/3 de Amarante se esta escola está a concorrer com um Ferrari em instalações? Mesmo sabendo que o corpo docente da E.B. dá o corpo ao manifesto pelos seus alunos?...

Posto isto, amanhã será a inauguração oficial da ESA, feita com toda a pompa e circunstância, pelas 11 horas, evento que contará com a presença do sr. primeiro ministro, sr. ministro da Educação e penso que o secretário de Estado João Costa... para além de todos os outros.

Espero que todo o corpo docente se apresente de preto com um 942 escrito, igualmente a preto, na testa. Para que os execráveis políticos que nos roubam saibam que não estão a roubar tansos, mentecaptos, enfim, minhocas sem coluna vertebral.

Aqui fica a informação de que disponho, por agora, e que divulgo para quem dela puder e/ou quiser fazer uso... sei lá... para fazer uma manifezinha... ao menos?!

1 comentário:

Pedro Magalhães disse...

Bem dito...nada acrescentar!!!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.