sexta-feira, 3 de abril de 2020

Ensino à Distância - Ultrapassar Dificuldades - O Exemplo de Ponte da Barca e o Apelo ao Presidente da Câmara de Amarante


Ensino à Distância - Ultrapassar Dificuldades - O Exemplo de Ponte da Barca e o Apelo ao Presidente da Câmara de Amarante

Aqui está um exemplo de como uma autarquia pode ser útil e mesmo determinante em tempos de pandemia. O tempo da feira de vaidades acabou. A nível nacional e local.
A nível local, e no que a Amarante diz respeito, e só para dar um exemplo, finito desmantelamento do muro da Alameda Teixeira de Pascoaes que nos iria consumir recursos que agora passaram de muito escassos a extraordinariamente escassos.
Os dinheiros públicos são para serem bem usados e para acrescentar tudo o que for determinante para o bem-estar geral. O desmantelamento de um muro, com a finalidade de acrescentar um módulo coberto ao mercado municipal, amputando pelo meio uma maravilhosa alameda que poderá ser transformada em praça, um dia, e gastando pouquíssimos recursos, é das obras anunciadas, locais, mais bacoca e idiota que eu já tive conhecimento durante toda a minha vida.

Confesso que o facto de saber que nem todos os alunos possuem computadores e/ou internet tem sido, por estes dias, uma das minhas maiores preocupações, levantando esta questão, variadíssimas vezes, junto da direcção da escola, não sabendo eu, à data em que escrevo, se a autarquia de Amarante já se chegou à frente para gastar, bem, um dinheiro que é nosso e que deve ser colocado ao serviço dos mais frágeis e mais desprotegidos do concelho... bom... não sabendo mas sabendo...
Aqui deixo um apelo ao senhor presidente da câmara de Amarante. Faça como em Ponte da Barca. Copie os bons exemplos. Atire as obras que não interessam para coisa nenhuma para trás das costas. Pense nelas como um pesadelo que já teve... mas que acabou. Redireccione verbas para o importante e determinante para toda uma população deste concelho que é nosso. O bem-estar das crianças e adolescentes do concelho não são coisa pouca. Contribua positivamente para o aplanar das desigualdades e do fosso sócio-cultural. Uma medida deste tipo, a ser tomada, será importante no dia de hoje, mas também no dia de amanhã que já é o nosso futuro colectivo. E, se actuar bem nestes dias tão difíceis que por agora vivemos, nós só lhe podemos agradecer o bom senso.


CÂMARA DE PONTE DA BARCA OFERECE COMPUTADORES PORTÁTEIS,
TABLETS E ACESSO À INTERNET AOS ALUNOS CARENCIADOS DO CONCELHO

A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em parceria com a ALTICE, está a disponibilizar computadores portáteis, tablets com acesso à Internet aos alunos carenciados do concelho, para que estes possam acompanhar as atividades letivas em casa durante o período de encerramento das escolas devido ao Covid-19, garantindo assim a igualdade no acesso ao ensino à distância a todos os alunos do concelho durante a pandemia.

Segundo Augusto Reis Marinho, Presidente da C.M. de Ponte da Barca: “Estes equipamentos que estão a ser distribuídos durante as férias da Páscoa abrangem alunos do 1º e 2º ciclos porque acreditamos que todos os alunos do Concelho devem ser tratados de forma igual e ter os mesmos direitos e condições de acesso ao ensino. Esta medida vem na sequência de um conjunto de medidas inseridas no nosso plano de contingência, no sentido de minimizar o impacto desta pandemia na vida dos nossos munícipes”.

Para mais informações, por favor contactar:

Patrícia Neves
Account Director
(+351) 913 755 127| patricia.neves@emirec.pt
 
 Grata pela mensagem, Patrícia Neves!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.