sexta-feira, 10 de abril de 2020

Procissão das Velas

Procissão das velas - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Procissão das Velas

E agora pára tudo. É tempo de correr para as varandas para ver a procissão das velas.
Virtual, claro está! Mas, por aqui, a tradição ainda é o que sempre foi.

Esta procissão, que eu vejo sempre que posso desde que me lembro, realiza-se anualmente, na noite de Sexta-Feira Santa, aqui mesmo em Amarante. O ritual é sempre o mesmo - a saída da procissão negra, misteriosa e triste faz-se da Igreja da Misericórdia, pelas 21 horas. O passo, demorado e lento, leva os participantes a percorrerem as ruas do centro histórico da city ao som das matracas e da marcha fúnebre Alma Máter interpretada pela banda de Música de Amarante. A Procissão das Velas é um fascínio. Pelo menos para mim que a acho de uma beleza irreal e intemporal e que a continuo a associar, sempre sempre!, ao meu avô Rodrigo... parece que estou a vê-lo a preparar-se vestindo o seu tabardo negro, a imitar o som das matracas enquanto andava às voltas à mesa, na sua sala de jantar... aqui mesmo, nesta rua onde ainda hoje habito...


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.