quarta-feira, 15 de abril de 2020

#EstudoEmCasa - Informação Pertinente

"O #EstudoEmCasa chega ao YouTube através de 5 novos canais, com aulas para crianças e jovens da Educação Pré-escolar ao ensino secundário.
Num momento em que as atividades letivas presenciais estão suspensas, é fundamental que sejam disponibilizados recursos de apoio às atividades de ensino e aprendizagem que têm de decorrer a distância.
O YouTube – uma das plataformas digitais de maior alcance a nível mundial - está, assim, de portas abertas para as Escolas, em Portugal, com conteúdos validados pela Direção-Geral da Educação (DGE).
Resultado da parceria entre o Ministério da Educação, YouTube e Thumb Media, é criada uma plataforma assente no YouTube, que permite que os professores disponibilizem as suas aulas, possibilitando que elas fiquem acessíveis à comunidade educativa alargada.
Este desafio a professores e educadores vai ao encontro da procura de soluções que muitos já tinham iniciado desde a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas escolas.
Para ajudar os docentes que pretendam criar vídeos educativos, a DGE em parceria com o Youtube e a Thumb Media, está a preparar materiais de apoio cujo objetivo é o da capacitação com as metodologias que melhor se adequam à plataforma.
Nos próximos dias 16 e 17 de abril, estão agendadas várias sessões online para esclarecimentos de dúvidas. Estas sessões decorrerão na plataforma zoom e contarão com o apoio de especialistas das entidades parceiras. Para participar numa destas sessões, será necessário efetuar uma inscrição prévia, através do seguinte formulário: https://bit.ly/dge-comunidade-youtube-formacao
Deste modo, cada docente que participe na referida sessão, e outros que venham a juntar-se posteriormente, irão produzir/disponibilizar aulas e outras atividades, colocando-as nos seus canais próprios (públicos ou privados), cabendo à DGE, depois de um processo simples de validação, organizar esses materiais por anos de escolaridade e por temas para que todos – professores, crianças e alunos, famílias e encarregados de educação - as possam visionar no canal DGE #EstudoEmCasa.
No YouTube os canais poderão ser encontrados fazendo a pesquisa por “DGE #EstudoEmCasa”.
Para qualquer informação adicional, não hesite em contactar-nos através do e-mail estudoemcasa.youtube@dge.mec.pt
Contamos com todos!"

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.