sábado, 6 de março de 2021

O Amolador

O Amolador - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

O Amolador

Não tenho qualquer dúvida em afirmar que é uma das profissões em vias de extinção, haverá até quem a julgue já extinta, mas a verdade é que os amoladores já tiveram os seus tempos áureos em tempos que já lá vão. 

Povoaram a infância de muitos de nós por cidades, vilas e aldeias deste Portugal profundo, como foi o meu caso, nascida e criada em Vila Princesa do Tâmega, aí pelos anos inícios dos anos sessenta. 

Depois os amoladores foram rareando... rareando... rareando, a cada ano mais.

Mas, na minha rua, volta e meia, lá passa ele, é sempre o mesmo, com o seu característico som da gaita de beiços, de tubos... sei lá eu como se chama... e que me faz saltar, literalmente, da cadeira e correr para a varanda para o fotografar e filmar, desta vez em filme muito rápido. 

Já me deu cabo de uma boa meia dúzia de facas mas lá que é um  amolador encantado, lá isso é! Mesmo se de máscara pendurada nos queixos.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.