terça-feira, 27 de abril de 2010

Oh! Diacho!

Oh! Diacho!

Infelizmente os "arautos da desgraça" parecem ter toda a razão e Portugal já entrou pelo cano.
Ok, estamos bem dentro dele... e agora?
E agora senhores governantes?

Oficial
S&P baixa ‘rating' português para nível mais baixo de sempre
Pedro Latoeiro e Rui Barroso 27/04/10 16:00

Tal como Económico antecipou em primeira mão, a S&P acaba de reduzir a notação da dívida portuguesa em dois níveis, de ‘A+' para ‘A-'.
Trata-se da pior classificação desde a primeira classificação da S&P para Portugal, em 1992, ainda no tempo do escudo, segundo dados da Bloomberg.
Tão negativo quanto isso é o aviso da agência de notação financeira de quer poderá voltar a cortar a classificação da dívida portuguesa se o défice e a dívida nacional derem sinais de descontrolo.
"O ‘downgrade' de dois níveis reflecte o nosso entendimento de que Portugal enfrenta riscos orçamentais acrescidos", justifica Kai Stukenbrock, da S&P, uma das mais poderosas agências de notação financeira.
A nova classificação da dívida portuguesa, de ‘A-' significa que Portugal é tido como segundo país mais arriscado pela zona euro, deixando de estar ao mesmo nível de Chipre, Itália e Eslováquia. Pior que Portugal só a Grécia, que tem um ‘rating' de ‘BBB+'.
O ‘rating' funciona como uma espécie de cartão de visita quando um Estado ou uma empresa procura financiamento nos mercados internacionais. Quando mais baixo for a classificação atribuída pelas agências, mais caro sairá a emissão de dívida.

Daqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.