segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Ora Vamos Lá à Sala de História Com Pedido


Centro de Recursos da Sala de História - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Ora Vamos Lá à Sala de História com Pedido

A Sala de História - inserida no Projecto História em Movimento - começou a tomar forma a partir do ano lectivo de 2009/2010, data da minha vinculação ao agora Agrupamento de Escolas de Amarante. Se esta sala falasse teria muitas histórias para contar, a maior parte bastante agradáveis, outras menos felizes, ao longo de uma década já quase completa, já que, esta Sala, com centro de recursos dentro, fará, em Setembro, dez anos.
O seu início foi feito no exacto momento da abertura de armários para limpeza de demasiado pó acumulado ao longo de anos e depois foi crescendo, crescendo, feita de sistemáticos acrescentos que a foram melhorando, enriquecendo, o que a muitas pessoas se deve - em primeiro lugar aos meus alunos que foram construindo e oferecendo materiais significativos, maquetas incluídas, realizadas em casa ou no Clube de História; este último ano lectivo, e pela primeira vez, a alunos que não foram meus mas que, motivados por certo, realizaram trabalhos que acrescentaram valor a este espólio; a professores/colegas da E. B. 2/3 de Amarante; a professores espalhados pelo país, que conhecem este meu trabalho de formiguinha que já leva anos, e que fizeram questão de me enviar dádivas até comoventes para mim, algumas de tão inesperadas; ao pessoal do Museu do Côa... não há vez que venham à Sala de História, ou que eu vá ao Museu que eles não acrescentem; a familiares meus, conhecedores desta parte do meu trabalho que, se eu não o partilhasse por aqui, ficaria oculta; e claro, fica a dever-se a mim própria, proprietária da maioria das peças que todos os anos saem dos armários fazendo a delícia dos meus alunos logo a partir das primeiras aulas do sétimo ano de escolaridade.
Não conheço escola que tenha sala semelhante e, tanto quanto sei, esta é absolutamente original, saída que foi da minha cabeça, que a imaginei, um dia. Não está pronta, na verdade está ainda um pouco longe de estar concluída, faltando novas cadeiras e mesas e uns retoques aqui e ali. Nem mesmo o centro de recursos se encontra pronto... assim de repente, e olhando somente para as prateleiras referentes ao 7.º ano de escolaridade que acompanham este texto, seria interessante possuir uma maqueta de uma casa romana, uma maqueta de um domínio senhorial, uma maqueta de uma construção gótica... e tanta outra coisa que se poderá fazer ainda.
Este trabalho nunca estará terminado, temo. Por isso, e para o continuar, aqui deixo um pedido à professora Virgínia Rebelo... é mesmo no próximo ano que faremos par pedagógico no Clube de História?

Nota - Se quiserem inteirar-se um pouco mais desta vertente do meu trabalho cliquem aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.