segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

O S.TO.P e a Contra-Informação





O S.TO.P e a Contra-Informação

A contra-informação iniciou-se desde que o S.TO.P. se formou enquanto sindicato de professores, continuou brutal aquando da greve às avaliações finais do ano lectivo de 2017/2018 e continua agora que o S.TO.P. alterou os seus estatutos e passou a abranger todos os profissionais que trabalham nas escolas e que vão de assistentes operacionais a psicólogos, funcionárias das cantinas, professores, funcionários administrativos... o que for!
Asseguro-vos que é cansativo andar sempre a explicar as mesmas coisas. Sim, pela milésima vez, o sindicato S.TO.P. existe! Sim, o sindicato S.TO.P. abrange todos os profissionais que trabalham num mesmo estabelecimento escolar! Sim, o S.TO.P tem em curso uma greve diferente que visa o encerramento de escolas através de uma greve eficaz e inteligente que, sendo de professores e restantes trabalhadores, é materializada no menor número possível de trabalhadores que asseguram o encerramento de todo um estabelecimento de ensino. Sim, os pré-avisos de greve foram todos metidos dentro dos prazos legais e são públicos. Não, não compete ao S.TO.P. avisar as escolas uma a uma que está uma greve em curso. Sim, um trabalhador em greve não tem de fazer aviso prévio das suas intenções, está na lei. Sim, um funcionário em greve não pode ser substituído, está na lei. Não, as direcções das escolas ou o pessoal administrativo não podem dar informações erradas aos seus trabalhadores sobre as greves em curso e também não podem andar a inquirir quem pretende fazer greve. Não, igualmente não pode ser exercida qualquer forma de pressão dissuasora de um direito que custou muito a tantos, vidas humanas inclusive, a conseguir. Não, também não podem negar as greves que estão em curso e que são por demais conhecidas. Não, os municípios que aceitaram a tutela dos edifícios e funcionários, também não podem solicitar às escolas os nomes dos trabalhadores em greve... para ficarem cadastrados, sei lá!

Enfim, continuamos nisto! A violar a lei da greve todos os dias das nossas vidas para baralhar, amedrontar, pressionar, causando o máximo de confusão e medo.
Só para acabar, deixo, se me permitem a ousadia, dois conselhos:
Um - Informem-se! Um professor faz parte de uma elite intelectual de um país, certo?
Dois -  Quem tem medo que compre um cão. Feroz!

1 comentário:

ERS64 disse...

Urra, urra! Vou levar.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.