quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Semestralidade do Ano Lectivo - Um Primeiro Balanço


Semestralidade do Ano Lectivo - Um Primeiro Balanço

Depois de vivermos toda uma vida profissional submetidos a três períodos lectivos eis que, em Setembro de 2019 e no Agrupamento de Escolas de Amarante, iniciámos um ano lectivo dividido em apenas dois semestres.
A formatação é deveras diferente e exige de nós capacidade de adaptação já que implica dois períodos de avaliação intermédia qualitativa - um a meio de cada semestre - e dois momentos de avaliação quantitativa no final de cada um dos semestres.
Assim, em Novembro de 2019, usufruímos de uma paragem lectiva de três dias, aproveitada pelos docentes para a realização das avaliações intermédias qualitativas e aproveitada pelos alunos para um merecido, pleno e retemperador descanso.
E as actividades lectivas terminaram no dia 20 de Dezembro para toda a comunidade educativa constituída por alunos e professores. Confesso que foi estranho. Mas não temos mesmo reuniões de avaliação?! Pois não. As reuniões destinadas à avaliação quantitativa estão agora a ser realizadas no meu agrupamento, nesta semana que já vai a meio e que volta a ser de interrupção lectiva para docentes e discentes, para os últimos aproveitada para um merecido, pleno e retemperador descanso, assim o espero!
E qual é o meu primeiro balanço?
Para alunos e professores, surgiram tempos de pausa estrategicamente colocados a meio deste primeiro semestre e com a duração de três dias, claro que com um período de paragem no Natal mais reduzido do que nas escolas que continuam a seguir o antigo figurino dos três períodos, mas que se revelaram muito benéficos e úteis para quebrar rotinas, aliviar trabalhos, retemperar forças de alunos e de professores.
Para mim foi surpreendente a sensação de stress hiper diminuído durante os períodos em que procedemos a avaliações, principalmente nesta semana que ainda vai a meio. É que a seguir não estou pressionada com tudo o que está associado ao Natal ou mesmo à Páscoa e, a partir da próxima semana, terei "apenas" aulas... as aulas que darão início a um segundo semestre de duração equilibrada, semelhante e equitativa ao que já vivenciámos de Setembro a Janeiro.
Tenho para mim que a semestralidade do ano lectivo poderá potenciar a melhoria do aproveitamento e do comportamento dos alunos pelos vários momentos de descanso estratégico que possibilita e pelo facto de, para alunos que se importam com os seus resultados escolares, ser mais fácil e imediata a percepção da possibilidade de melhoria num segundo semestre que será também o último.
Confesso que estou a gostar da experiência.

10 comentários:

José disse...

A minha experiência é diferente...e nem tudo são rosas. porque na minha escola existem os dois modelos implantados. Semestre e períodos! Balanço? Mau muito mau... Vamos comparar... Não existiram pausas em novembro...as avaliações neste semestre foram 3... Logo 3 reuniões por turma. 2 intercalares e uma avaliação. Neste momento tenho aulas e reuniões de avaliação... Pior já fui obrigado a faltar a aulas para ir a reunião. as normais atividades de ed.fisica....corta mato, e inter turmas foram em dezembro...perdi 2 semanas de aulas. Ora numa disciplina semestral é muito!!!para piorar nesta última semana do semestre foi a mostra de trabalhos realizados em cidadania e área projeto e "festas" de despedida de professores. Pausas? O semestre acabou na sexta-feira e o segundo começou na 2afeira...a pausa foi um fim de semana! Conselho de turma novo...pois os professores saíram e vieram novos...com isso novas propostas de planta de sala de aula,novas reuniões informais de 10m (nos intervalos)...as questões do turnos...o horário dos alunos alterado e os apoios e Emrc. Apesar disto considero que é um longo caminho a seguir mas que poderá ser muito bom se for bem organizado e pensado.

Anabela Magalhães disse...

José, acredito que estejam estafados. Essa é uma "organização" de loucos! Onde estás colocado?

Maria Cláudia Fael disse...

No meu Agrupamento, em Santarém, a realidade é semelhante à do colega José. Mau, demasiado mau. Ainda assim acredito que apenas com o modelo da semestralidade implantado fosse bastante melhor.

Ailec Carvalho disse...

Tenho uma questão. Esta nova organização por semestres também englobou o ensino pré-escolar e o 1º ciclo?
Obrigada
Célia carvalho

Anónimo disse...

Queria colocar uma questão: essa organização por semestre englobou o ensino pré-escolar e o 1º ciclo?
Obrigada
Célia carvalho

Vanda Xavier Pereira disse...

Por aqui é o 3° ano letivo a trabalhar em semestres. Pausa do Natal, foi efetivamente PAUSA. Esta semana atendimento aos pais já feito. Para a semana novo semestre a iniciar.
Há sempre ajustes, aspetos positivos e negativos, mas balanço final...adaptados e satisfeitos (professores, pais e alunos)

Anabela Magalhães disse...

Lamento, Maria CLáudia!

Anabela Magalhães disse...

Célia Carvalho, englobou!

Anabela Magalhães disse...

Por aqui também estamos satisfeitos e ainda só temos a experiência do primeiro semestre! E sim, faremos por certo, pequenos ajustamentos!

Anónimo disse...

Eu já vou no segundo ano e até agora até deu para ser menos stressante.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.