sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Histórias da História

Trabalho - Escola Básica de Amarante - S. Gonçalo
Fotografias de Artur e Anabela Matias de Magalhães

Histórias da História

A história que agora vos relato é muito curtinha mas muito significativa para mim, orgulhosa professora de História. Passou-se durante esta semana que agora finda, no final da aula dois deste segundo semestre, com novas turmas.

- Professora, eu antes não gostava nada de História mas agora já gosto!

Excelente, Aluno Meu! É isso mesmo! Devemos escancarar janelas e portas. As da História também.

2 comentários:

Anónimo disse...

O professor faz toda a diferença no gosto/ódio por uma disciplina...
Mas tenho a sensação que quando um aluno tem pior nota ou está desatento, desmotivado o professor acha sempre que é porque o aluno não estuda ou é desinteressado... Devem ser poucos os professores que põe a hipótese de o método dele(professor) não ser estimulante/interessante.
Mas, do alto dos meus 40 anos😋 aprendi que o gosto por determinadas disciplinas (bem, de todas...) Está diretamente relacionado com o professor e com os métodos que usa para ensinar. E quando um aluno não simpatiza com o professor e acha que o professor também não simpatiza com ele... Raramente tem aproveitamento na disciplina...
Mas, acima de tudo, tiro o meu chapéu ao trabalho de professor... Parabéns 👍

Anabela Magalhães disse...

Concordo! Uma disciplina pode ser transformada numa valente seca ou numa disciplina interessante sem que o professor deixe de abordar o programa previamente definido pelo ME e essa diferença depende dele. Como não me esqueci da minha experiência enquanto aluna, em que tive professores que transformavam as aulas em pesadelos - tive um professor na faculdade que ditava apontamentos nas aulas e as aulas eram apenas isto!!! - mas em que também tive professores excepcionais que me fizeram amar Português, História, Ciências, Filosofia... apoio-me nestas memórias - negativas e positivas - para tentar nunca descambar enquanto professora. A actividade docente é complexa, muito complexa e exige muita dedicação e gosto pela profissão... só assim se "aguenta" a desgraçada tutela! Ou seja, salvam-nos os nossos alunos, aqueles com quem trabalhamos dia após dia.
Grata pelas suas palavras, anónimo!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.