quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Novas do Projecto "História em Movimento"


Centro de Recursos de História - Sala de História da EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Novas do Projecto "História em Movimento"

O projecto "História em Movimento" continua, tal como o nome indica, em contínuo movimento. Porque continuo a olhar com horror a mera perspectiva de estar parada. Porque continuo a gostar de actuar e de modificar aquilo que me envolve, quer seja aqui, em casa, quer seja na Escolinha. Porque tenho obrigação de fazer hoje melhor do que aquilo que fiz ontem. Porque gosto da profissão que abracei por via da Sala de Aulas e dos meus Alunos, apesar do triste, lamentável e deplorável ME que faz tropelias umas atrás das outras e põe o pessoal das escolas verdadeiramente de nervos em franja. Porque continuo a gostar de arriscar fazer, mesmo sabendo que corro o risco de errar.
Já o assumi muitas vezes neste blogue. Se me ocorre determinado objectivo, rapidamente pondero prós e contras e, por norma, às vezes mesmo contra ventos e marés, passo à acção. Mas é que o faço em três tempos, sem perda de tempo, sem ses e sem mas, que eu não me dou nada bem nesses registos. É aliás essa a principal razão de eu acumular um património por mim realizado ao longo de anos, absolutamente original e que pode ser visto, porque está on-line, que eu nunca fui invejosa, aqui, aqui, aqui e aqui.
Vinda do passado, vivo o presente construindo o futuro. É assim que me pretendo manter, numa Escola que me dá espaço para avançar, para ensaiar e trilhar novos caminhos, que eu amo percorrer, consciente dos riscos que corro ao desbravar as pedras que também me aparecem pelo caminho.
Mas que hei-de eu fazer se sempre as amei... às pedras?
Assim sendo, hoje partilho com os meus leitores uma pequena/grande conquista que enriquecerá o Centro de Recursos da Sala de História da EB 2/3 de Amarante e da qual se pode inteirar aqui.
Sim, é certo, quem não arrisca, não petisca e quem tem vergonha, passa mal, já o diz a sabedoria popular.
Arrisquei? Petisquei. Ficar parada, eu? Não, obrigada.
E sim, ainda tenho tempo para os blogues, para o esclarecimento de dúvidas até a alunos que não conheço de lado nenhum e que aproveitam as imensas potencialidades das novas tecnologias, ainda tenho tempo para reciclar as minhas apresentações em PowerPoint, para corrigir portefólios de fio a pavio, para fazer testes e corrigi-los, para leccionar seis turmas e ter uma direcção de turma de um CEF, para frequentar a acção de formação sobre quadros interactivos (confesso que esta me está a custar), para uma ou outra rara sesta, para tardes de tertúlia no café, para ir a concertos e a exposições... e para ter a cabecita sempre ocupada mantendo-me continuamente criativa... sob pena de soçobrar num mar de infelicidade por ver o meu país assim desgovernado...
Continuarei este esforço, positivo, que me leva a manter a cabeça fora do pântano onde parecem querer atolar a esmagadora maioria dos portugueses.
E recuso-o. Conscientemente.

2 comentários:

Bea disse...

LIndo!

Anabela Magalhães disse...

Olha, Olha!
Está biba!
Beijocas, Tiza, e saudadinhas de te ler...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.