sábado, 12 de janeiro de 2013

Família

Família Materna - Fotografia sobre Fotografia
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Família

Hoje publico uma fotografia de parte da minha família materna, no caso a minha bisavó e duas tias avós, família originária da Régua, aqui fotografada pelo enormíssimo fotógrafo portuense Domingos Alvão. Não sei muito sobre a minha família materna. A minha mãe foi a última de oito irmãos e os meus avós maternos morreram era eu bastante nova. Restam-me algumas fotografias de uma bisavó que eu não conheci e a quem a minha mãe se referia com muito carinho como "A avozinha". Sei também que esta minha bisavó não exerceu qualquer profissão, como de resto era habitual  nos inícios do século XX.
Na fotografia estão retratadas a minha bisavó materna, Maria de Jesus Mendes, figura central na fotografia, e as suas duas filhas mais novas, Maria José, a mais pequenita, sentada, e Maria da Graça Vasquez Osório de Almeida, de pé, à esquerda da minha bisavó, meias irmãs da minha avó materna, Clotilde Emília Mendes, pois a minha bisavó, casada em primeiras núpcias com Manuel Mendes, juntou-se em segundas núpcias", tanto quanto sei, com José Vasquez Osório de Almeida.
Quanto à quarta personagem... bom, terei de investigar...

2 comentários:

CuiShLe disse...

Desconheço toda essa família!

Anabela Magalhães disse...

Estás apresentada! Eheheh...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.