terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Programa de Rastreio do Cancro da Mama

Auto-Retrato Sobre Fresco Romano - Mérida - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães 
 
Programa de Rastreio do Cancro da Mama

Toda a gente sabe que as mamas são o calcanhar de Aquiles da maioria das mulheres, por múltiplas razões... muitas até mais ou menos triviais, ou porque são grandes, ou porque são pequenas, ou porque já estiveram bem e agora chegam ao umbigo ou, bem mais grave, porque desenvolveram células loucas que viram a vida do avesso às mulheres que caem nas suas garras. Ok, a alguns homens também!
Mas volto às mulheres e às suas mamas que devem ser cuidadosamente inspecionadas mensalmente desde novitas, não vá o diabo tecê-las, exigindo cuidados redobrados a partir da meia idade.
Vem isto a propósito de um Programa de Rastreio do Cancro da Mama que está a decorrer no Norte do país, presumo que todo o país esteja a ser coberto com esta campanha, numa parceria Ministério da Saúde, ARS Norte, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Norte, dirigida a todas as mulheres a partir dos 45 anos.
A unidade móvel da Liga já esteve por Amarante, desconheço se ainda por cá estará, só sei que, convocada para um dia e uma hora em que tinha aulas, lá fui dar conta desta minha impossibilidade e as técnicas propuseram-me fazer de imediato os exames e foi dito e feito, numa falta de burrocracia que até a mim me espantou. Ok! É a Liga e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, dizem-me, funciona muito bem. Simples, rápido, sem passagens de balcão em balcão, de menina em menina, sem perdas de tempo desnecessárias que eu não gosto nada de perder assim o meu.
Aviso desde já que 1 em cada 14 mulheres apresenta resultados duvidosos, foi o meu caso, a exigirem deslocação ao Porto, às instalações da Liga Portuguesa Contra o Cancro ali perto do IPO e do S. João para esclarecimento de todas as dúvidas que possam persistir.
Ok! Não é agradável ser convocado para uma coisa destas, mas, pense-se racionalmente, se de facto houver células loucas no nosso corpo ficamos logo encaminhadas e nas mãos certas para arrumar com o problema antes do problema dar cabo de nós. Prevenção, precisa-se! Detecção precoce também!
O serviço prestado é 5 estrelinhas, nada burocrático, tira-se a senha pela ordem de chegada, chamam-nos pelo nº, na nossa vez, o tempo de espera nem é muito, que ali não há tempo a perder, fazem-se os exames necessários e complementares, o caso é discutido por uma equipa de, no meu caso, um radiologista e um cirurgião... ok, ok, pode ir descansada que está tudo bem e quando assim é a gente vem sem um grandessíssimo peso, sem um grandessíssimo friozinho no estômago, ufa, ufa! por agora estou safa desta!
Ok! O susto pode ser grande... mas que a vida traga muitos destes sustos que a gente pode bem com eles. De resto, se de facto houver células loucas no nosso corpo, o melhor é que elas sejam detectadas a tempo para que a intervenção/actuação se possa fazer com o máximo de êxito.
Vá lá, se forem convocadas compareçam. O rastreio é completamente gratuito e estareis em mãos especializadas, experientes e competentes.

Nota - Na região Norte, anualmente, surgem 1450 novos casos de cancro da mama.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.