terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Caixinha do Paleolítico

Caixinha do Paleolítico - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Caixinha do Paleolítico

A partilha da Caixinha do Paleolítico fora prometida aqui. E hoje cumpre-se.
Mas comecemos pelo início. Esta caixinha não foi a primeira a ser feita com amor e carinho para a Sala de História da EB 2/3 de Amarante.
Primeiro organizei a Caixinha Americana e depois a Asiática, ambas de apoio ao currículo do 8º ano de escolaridade, para que os alunos possam assimilar o mais facilmente possível a origem de alguns produtos, a maioria alimentares, que entraram na nossa vida quotidiana.
Hoje chegou a vez da Caixinha do Paleolítico, para o 7º ano de escolaridade. Todo o seu conteúdo deve-se à oferta, generosa, do arqueólogo dr. Jorge Sampaio, a quem agradecemos mais uma vez a dádiva!, que nos acompanhou durante um dia inteirinho de Janeiro último, ver aqui, recriando actividades e técnicas dos nossos antepassados que viveram no Vale do Côa, durante o Paleolítico Superior.
Devo dizer que, coincidência ou não, todas as caixas que agora guardam estes preciosos conteúdos, eram antigas caixas de vinhos que foram recicladas. Esta última, a do Paleolítico, a dar mais trabalho já que passou uns breves dias internada num carpinteiro local que lhe fez algumas divisórias segundo as minhas instruções e lhe deu uma maravilhosa cor preta exterior... ehehehe... gosto de preto que se vai fazer!..., para condizer com a esmagadora maioria das caixas e caixinhas, muitas e variadas, que já estão em depósito na Sala de História e que guardam peças deveras interessantes que apoiam as aulas de História da EB 2/3 de Amarante.
A Escola quer-se em permanente movimento. A História também.

Nota - Ainda me falta arranjar um propulsor e uma azagaia...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.