segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Implantação da República Portuguesa - Comemorações

República Portuguesa
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Implantação da República Portuguesa - Comemorações

Hoje comemoram-se os 105 anos da implantação da república portuguesa. Mas... comemoram-se? Mesmo? 
O feriado escafedeu-se, foi-nos roubado, a bem dizer escafederam-no!, o presidente da república, sim da república portuguesa!, não se dignou sequer comparecer nas comemorações da dita cuja sem a qual ele não teria pelouro, a abstenção nas legislativas realizadas ontem saldou-se numa obscena cifra de 43,07%, de longe o "partido" mais votado mas que não vai ser convidado a fazer governo, a estreia d`A Quinta, na TVI, contou com mais 488 mil espectadores do que o Especial Legislativas desse mesmo canal... e hoje ainda temos de gramar com a psicanálise dos jornais internacionais que chamaram o fenómeno à primeira página... pois, sim, foi a primeira vez que um governo aplicou medidas de austeridade a torto e a direito e ainda teve direito a uma não penalização à altura, ontem, nas urnas. Um fenómeno?! Um caso de estudo?! Um caso patológico?! Uma espécie de síndrome de Estocolmo a manifestar-se em larga escala?!
Entretanto a "Minha República" já conheceu melhores dias e não, não me refiro ao busto aqui postado também de pernas para o ar...
Aqui deixo a república. Partilho-a nas cores vivas da loiça das Caldas... mas escrita em tamanho pequenino para condizer com os dias que vivemos.
A República está de parabéns? Conseguiu, mais do que centenária, construir um país asseado e decente? 
Pois não me parece. E sim, este país está um lugar estranho...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.