segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Roteiros Amarantinos -Esplanadas e Janelas para o Rio

Janela Para o Rio - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Roteiros Amarantinos - Esplanadas e Janelas para o Rio

Amarante é terra deveras fotogénica e nem é preciso visitá-la para sermos confrontados de imediato com este facto, bastando, para isso, termos acesso a uma qualquer fotografia tirada daqui ou dali, para o rio, para o mosteiro, para o casario... para o que seja.
Um dia destes estava eu às compras na Doçaria Mário e vi um grupo de turistas passar para cima e pouco depois para baixo sem entrarem no espaço onde me encontrava desconhecendo, por certo, que este espaço tem uma das melhores esplanadas viradas para o rio de Amarante e arredores. A manhã estava ensolarada e pedia mesmo um momento de pausa numa qualquer esplanada amarantina virada para o rio. Pois não entraram, e a culpa, de facto, não é deles pois quem passa na rua e não é de cá nem é conhecedor destes segredos amarantinos, sabe lá o que se esconde nas traseiras destas casas... e também nem todos tiveram o privilégio de nascer aqui mesmo no primeiro andar desta emblemática confeitaria de Amarante, tal como eu.
Vem isto a propósito de mais uma ideia já velha minha, daquelas que por vezes partilho, de borla, note-se!, neste blogue - Trilhos Pitorescos, por exemplo, - que talvez não fosse descabido criar um desdobrável específico para estes espaços sobranceiros ao rio, que estão acessíveis a todos quantos nos visitam a troco de um simples copo de água, de um café, de uma refeição... ou mesmo nem isso porque ninguém se opõe a um desfrute de uma paisagem que a todos nós pertence e que é Património Amarantino, inscrito no ADN de todo o Amarantino que se preze, e que também é, por isso mesmo, Património da Humanidade... mas ainda não inscrito pela UNESCO.
Seria assim tão difícil juntar estes interesses? É que acho que todos teriam/teríamos a ganhar...
E os turistas... bom, esses retornariam aos seus lares de almas bem mais acalentadas e aconchegadas... não?

Nota - A janela para o rio fotografada é a da Confeitaria da Ponte. Mas também podia ser da Padaria Pardal, da Doçaria Mário, da Confeitaria Alcino dos Reis, quem a reabre?, da Confeitaria Tinoca, da Confeitaria Lailai... quem a reabre?, da Geladaria Maria Amarantina, do Hotel Casa da Calçada... isto para nem falar dos espaços nobres específicos de restauração aqui do nosso burgo...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.