segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A Palavra ao Secretário de Estado João Costa - "O Sucesso Escolar Não Tem Dono"


A Palavra ao Secretário de Estado João Costa - "O Sucesso Escolar Não Tem Dono"

Clap! Clap! Clap!

Hoje inicio este post por uma salva de palmas, mais do que merecida, que vai directa para o senhor secretário de Estado da Educação.
E bato-lhe palmas porque um discurso destes tão assertivo, tão desassombrado e tão lúcido é raríssimo nos governantes que têm passado pelas instalações da 5 de Outubro....  isto não é coisa pouca de se ver.

"Além da afronta inerente, há alguma ingenuidade quando se acha que os sistemas educativos absorvem o impacto de políticas em dois ou três anos. Olhemos de novo para estes resultados: a melhoria é progressiva e consistente, resultado de políticas de muitos anos, de investimento direto e reforço em algumas áreas específicas do currículo, de planos de formação, de práticas locais constantemente melhoradas, de professores que investiram em si e nos seus alunos, de famílias mais motivadas para a educação face ao efeito transgeracional crescente e ao investimento na formação de adultos. Não há uma medida, há um compósito de contributos. E, por isso mesmo, o sucesso escolar não tem dono. Não é deste ou daquele governo, não é desta ou daquela escola. Sempre que temos menos alunos retidos, sempre que a escola combate injustiças sociais garantindo melhores aprendizagens para todos e em particular para aqueles que nascem em contextos em que tudo concorre para que a vida lhes corra mal, sempre que tal acontece, é o país que ganha. O sucesso escolar não tem dono, porque é um desígnio nacional e, por isso mesmo, é uma vitória para todo o país."

Clap! Clap! Clap!

O Sucesso Escolar Não Tem Dono

3 comentários:

Rita disse...

Obrigado por partilhar. Estou de acordo. Merece muitos claps.

jmflousada disse...

Tiro o meu chapéu ao sec.de estado.

Anabela Magalhães disse...

Muitos claps!"

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.