sexta-feira, 26 de maio de 2017

Novas da Greve e Esclarecimento


Novas da Greve e Esclarecimento

A greve de hoje, que à hora a que escrevo ainda decorre, foi convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas de Sociais (FNSTFPS) e suscitou dúvidas a alguns professores que ora esgrimiam o argumento que sim, que podiam fazer greve, ora que não, que não podiam participar nesta greve pois os sindicatos de professores não a tinham previamente convocado.
Sendo que esta última parte é verdadeira, a verdade é que eu, sendo professora da Escola Pública, sou funcionária pública e, como tal, podia participar na greve convocada para hoje.
Por acaso, não participei. Ou melhor, não foi por acaso que não participei, foi mesmo depois de pensar algumas vezes sobre o assunto - tinha a manhã integralmente preenchida com testes de avaliação que me seriam complicadíssimos de remarcar porque as agendas, nesta recta final do ano lectivo, estão a ficar ou já estão mesmo a modos que completamente esgotadas.
Guardo-me, assim, para as greves que previsivelmente serão convocadas pelos nossos sindicatos de professores, lá para o mês de Junho, isto se os sindicatos não obtiverem alguma abertura por parte do ministério da educação no sentido de darem respostas favoráveis a uma série de questões que se prendem com as carreiras... que carreiras?!... congelada há mais de dez anos já só sei que me privaram de ter uma, que me espoliaram de um direito que é meu, que nos espoliaram de um direito que é nosso... horários, concursos, combate à precariedade, acesso à aposentação... e um sem fim de problemas que, até agora, este ministro conseguiu driblar.

Finito. Há um tempo para tudo. Até para ser o mexilhão que paga os desvarios dos outros, os roubos e assaltos dos outros.

Finalmente, por aqui a Escola Secundária de Amarante nem sei se chegou a abrir portas pela manhã para as encerrar logo de seguida ou se nem as chegou a abrir e a E. B. 2/3 de Amarante encerrou portas terminado o período lectivo da manhã.

Veja a reportagem da TVI clicando aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.