quinta-feira, 25 de maio de 2017

SPN/FENPROF - Esclarecimento Sobre a Greve de Amanhã


SPN/FENPROF - Esclarecimento Sobre a Greve de Amanhã

Pela sua pertinência, transcrevo-o na íntegra:

"O SPN tem sido contactado por muitos colegas que questionam se a greve de amanhã, dia 26 de Maio, é ou não dirigida aos professores.

Sobre este assunto, esclarecemos que a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) convocou uma greve para amanhã, dia 26 de Maio, na qual participarão, entre muitos outros, os trabalhadores não docentes das escolas. Esta é uma greve justíssima, com objectivos que, em parte, são também dos professores, sendo disso exemplo as exigências de actualização dos salários, de descongelamento das carreiras, de medidas de combate à precariedade ou a rejeição da municipalização.

Por estas razões, o SPN/FENPROF teve já ocasião de manifestar, junto da FNSTFPS, a sua mais fraterna solidariedade para com os trabalhadores que amanhã, 26 de Maio, estarão em greve, mas não emitiu qualquer pré-aviso de greve para este dia.

Relativamente aos professores e educadores, o tempo é igualmente de luta, pelo que, tal como outros grupos profissionais, exigem a assunção de compromissos, por parte do Governo, no sentido da resolução de problemas, onde, para além dos que antes se enunciam, se destacam ainda a reorganização dos horários de trabalho, a aprovação de um regime especial de aposentação e a alteração do actual regime de gestão das escolas.

No sentido de garantir esse compromisso do Ministro da Educação, a FENPROF tem vindo a desenvolver diversas acções de luta (as duas últimas em 18 de Abril e 17 de Maio), devendo o seu Secretariado Nacional, que reunirá nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, aprovar as acções a desenvolver no mês de Junho, caso os professores não vejam respondidas satisfatoriamente as suas justas reivindicações.

Do atrás exposto resulta que é nessas acções dirigidas especificamente aos docentes que estes se deverão empenhar e participar, levando a que, pelo seu sucesso, a luta se traduza em forte pressão sobre o Governo para que este tome as medidas positivas que há muito se revelam necessárias relativamente às matérias acima assinaladas."

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.