segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Do Horror - O (Novo) Presépio de S. Gonçalo


Do Horror - O (Novo) Presépio de S. Gonçalo

O presépio que agora partilho, na fotografia a preto e branco, foi o presépio que nos encantou e alimentou a alma durante toda a nossa infância e que deixava toda a miudagem em pulgas para ver aquela maravilha, que todos os anos, infalivelmente, nos era revelada e se mostrava em todo o seu esplendor.
Este presépio, que aqui partilho numa fotografia a preto e branco, todos os anos, por gerações, saía do seu esconderijo e mostrava-se aos crentes e aos não crentes e era ver todos os miúdos amarantinos, de olhos arregalados, à volta dele, tentando captar cada pormenor das figuras e das construções tão belas.
Pois este presépio escafedeu-se da igreja de S. Gonçalo. Dizem por aqui que umas peças foram sendo partidas e outras foram sendo surripiadas (?) até que não mais deixou de ser visto, assim, tal como foi fotografado nesta imagem a preto e branco.
Já aqui falei dele anteriormente. Nunca o esqueci e ele permanece em mim como uma maravilhosa memória da minha encantada infância por terras amarantinas.
Mas hoje, lamentavelmente, acrescento o horror de um presépio que adorna, neste momento, esta espécie de "altar" que, dizem, mais parece louça sanitária que conspurca e fere de morte um local de rara beleza como era o interior da Igreja de S. Gonçalo, em Amarante.

O espírito de Natal, o mistério que ele representa, em S. Gonçalo, morreu. Morreu rodeado do mais puro horror.
Meus deuses, até o presépio conseguiram apimbalhar!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.