sábado, 22 de dezembro de 2018

Professores/Alunos; Alunos/Professores

Auto-Retrato em Fato de Treino - S. Gonçalo - Amarante 
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Professores e Alunos / Alunos e Professores

Morar e leccionar em terra pequena faz com que, amiúde, nos cruzemos com alunos que são, ou que foram um dia, nossos.
Evidentemente, ao longo da nossa vida, perdemos definitivamente o rasto a uns quantos, mesmo se agora contamos com o facebook, facilitador de (re)aproximações; outros, ao invés, conseguimos acompanhar com regularidade o seu crescimento físico e intelectual, ontem sentaditos dentro das nossas salas de aula, hoje advogados, jornalistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, professores, arqueólogos, técnicos disto e daquilo, geógrafos... e eu sei lá mais o quê! que a lista de profissões escolhidas é quase infindável... como é já infindável a lista de alunos, com quem trabalhamos, ao longo de mais de 30 anos de leccionação.
Mas ainda há um terceiro grupo, o grupo dos alunos que nos desapareceram nos radares lá muito atrás no tempo e que, um belo dia... "Ops! Tu és mesmo..." e sim, lá temos mais um reencontro, agora com moças e moços adultos feitos, que exercem já plenamente as suas profissões.
Foi o caso do João reencontrado esta semana, um prazer, foi o caso do João reencontrado há cerca de dois meses, outro prazer, ambos a trabalhar aqui no burgo.
Este último, numa inversão completa de papéis, dá-me agora aulas duas vezes por semana e eu, que remédio, ando a toque de caixa dele pois ele é agora o Prof e eu a aluna bem comportada, assídua e pontual, que procura, com esforço e dedicação, numa corrida contra o tempo, retardar a passagem do tempo.
Obrigada, João!

(E sim, vamos tentar chegar aos duzentos... saudáveis!)

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.