segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O Sindicalismo Doente


https://www.jn.pt/opiniao/carvalho-da-silva/interior/aproveitamentos-perversos-10329026.html

O Sindicalismo Doente

É o sindicalismo que, em vez de se preocupar com os direitos dos seus associados, que se comprometeu/obrigou defender, preocupa-se antes e só com os interesses partidários, fazendo os seus jogos, actuando segundo as suas cartilhas.
Estivesse uma coligação de direita no poder em Portugal e o circo já tinha pegado fogo por todos os lados. Mas não, o governo, dizem!, é de esquerda e os partidos de esquerda apoiam-no e sustentam-no, amparam-no e dão-lhe o biberão. Vai daí, a luta só se deve fazer até certo ponto, fazendo de conta que se luta, sim, agora é que é!, agora é que vai for!, quando, de facto, nem se está a beliscar o poder político que perpetua a exploração dos mais fracos, que perpetua o esmagamento das classes médias. O sindicalismo obedece, assim, às ordens dos partidos de esquerda. E as ordens são... ok, lutem, mas não lutem muito!

Com a greve dos enfermeiros, que está a decorrer, assiste-se à repetição de um filme já gasto e nojento. Primeiro atacaram os professores desenquadrados da luta... desenquadrados da luta deles. Agora atacam os enfermeiros desenquadrados da luta... desenquadrados da luta deles.
A luta deles é a boa. A luta decretada por outros é para arrasar. O controlo da luta na rua tem de ser deles. Os outros? Pois os outros são uns traidores... escutamos nós, professores, de viva voz ao Mário Nogueira, do cimo de uma carrinha, ou lá o que era!, enquanto cá em baixo os seguidores, ceguinho seja eu!, se apoiava a infâmia.

Coitados(?), ainda não perceberam que, pelo caminho, estão a cavar a sua sepultura e a fragilizar todo o movimento sindical (?) e que, pelo caminho, prejudicam milhares e milhares e trabalhadores?
Ler, ontem, o artigo de opinião do Carvalho da Silva, de fazer chorar as pedrinhas da calçada, foi um exercício de masoquismo que eu recomendo, vivamente, a todos os meus leitores.
Mas apenas porque precisamos de ganhar anti-corpos.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.