quinta-feira, 28 de março de 2019

Quelhas Amarantinas - Negra Vergonha

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quelhas Amarantinas - Amarante - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Quelhas Amarantinas - Negra Vergonha

São, em potencial, uma das maiores atracções turísticas de Amarante a seguir às que efectivamente já o são - igrejas, pontes, largos ou praças, rio, casario do centro histórico, museus, florestal, doçaria...
São uma especificidade amarantina e fazem parte do seu incontornável ADN.
Já escrevi muito sobre elas, ver aqui, e não vou repetir o amor que sinto por elas que me levou a embrenhar-me numa, amor este que, passados mais de vinte anos de mudança de armas e bagagens para o seu seio, se mantém intacto. Apesar das dificuldades. Que são muitas e variadas e inadmissíveis em pleno século XXI.
Mas não, hoje não vou falar do lixo, da merda de cão e de pomba, das ervas descontroladas que crescem loucas, das poças de urina que fedem à distância...
Hoje vou só falar da vergonha que senti enquanto Amarantina, na noite do passado sábado, ao servir de cicerone ao arquitecto António Cerejeira Fontes pelas quelhas próximas desta minha rua e deparar-me com uma escuridão pior do que breu.
As quelhas, assim, são até assustadoras, susto apenas diminuído porque íamos em pequeno grupo e usamos as luzes do telemóveis para não nos espalharmos nas calçadas irregulares e nos degraus existentes.

É certo que o problema se arrasta. É certo que o psd não resolveu este assunto, o ps não resolveu este assunto e esta coligação - psd-cds - no poder, quase quase a finalizar dois mandatos!!!! não parece preocupar-se com semelhante assunto... talvez porque as quelhas amarantinas já não estejam repletas de gente, talvez porque este assunto não dê mais votinhos.
Mas, caramba, nas quelhas amarantinas ainda vive gente! E, não há quem me demova, as quelhas amarantinas são um filão turístico ainda por explorar.

Certo?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.