sexta-feira, 8 de março de 2019

Outra Luta - Amarante, Pelo Direito à Memória



Outra Luta - Amarante, Pelo Direito à Memória

A peça "Dois prémios Pritzker lideram a renovação de Amarante" é da responsabilidade do JN e pode ser visualizada se clicarem aqui. Vejam-na, que vale bem a pena. A peça, curta, mostra-nos uma cidade excepcionalmente bela e que por acaso é a minha e não apaga o facto de haver protestos, pelo menos relativamente à hipotética intervenção de Souto de Moura na Alameda Teixeira de Pascoaes, já apresentada em forma de ante-projecto.
O título da mesma é assustador porque assim a quente poder-se-á pensar... mas quem no seu juízo perfeito se poderá opor a que dois génios da arquitectura portuguesa intervenham em Amarante?
Pois muitos de nós opõem-se, é verdade!
Pois se por um lado temos Siza Vieira a projectar a Casa da Memória para o Solar dos Magalhães, espatifando-nos a única memória relevante que ainda mantemos da destruição causada pelas tropas francesas durante a 2.ª Invasão Francesa, por outro lado temos Souto de Moura a propor o desmantelamento do muro que sustenta a Alameda Teixeira de Pascoaes, amputando esta mesma alameda para criar uma outra praça a cota mais baixa... para que as barracas do mercado, que decorre todas as quarta-feiras e sábados, se pudessem para ali estender.
O preço a pagar por esta obra que destruiria a "cara", a "montra", "o postal" desta cidade, milhões de vezes partilhado, seria elevadíssimo, sem dúvida! Não quantificado em termos materiais, sabemos que nesta fase já vai pelo menos em 300 mil euros, em termos de identidade da cidade seria sem preço.

Assim, a comissão "Amarante, pelo direito à memória" convida todos os amarantinos a saírem da sua zona de conforto e a estarem presentes no debate que se realizará em torno desta temática no próximo dia 23 de Março, pelas 17 horas, no Café-Bar, situado no Largo de S. Gonçalo/Praça da República.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.