domingo, 3 de março de 2019

Ceci n'est Pas un Jardin


Jardins de Serralves - Porto - Portugal




O Jardim do Escorpião Azul - Serra da Aboboreira - Portugal



O Jardim do Escorpião Azul - S. Gonçalo - Portugal
Jardim da Lalinha - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Jardim Secreto - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Jardim Francês - Região do Lot - França

Jardim de Cactos - E. B. 2/3 de Amarante - Portugal
Jardim Majorelle - Marrakech - Marrocos
Generalife - Granada - Espanha
Jardim - Casa de Mateus - Vila Real - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


Ceci n'est Pas un Jardin

Adoro jardins penso que desde que comecei a dar os primeiros passos e, confesso, fruto desse meu amor, procuro visitá-los sempre que possível nas minhas deambulações pelo mundo. 
E já os vi assim e assado, franceses ou ingleses, de cactos ou de aromáticas, selvagens ou zen, de montanha ou de cidade... a verdade é que até literatura sobre o assunto possuo procurando instrução ao longo da vida sobre esta muito bela temática, seguindo aquela máxima do saber não ocupa lugar.
Sem ser uma expert, longe disso!, a verdade é que os cultivo com estas minhas mãos que já foram pequeninas e que foram entretanto crescendo metidas na terra acompanhando as mãos da minha avó Luzia, avó que me ofereceu o meu primeiro jardim, acompanhando as mãos da minha mãe Helena... e que agora envelhecem jardinando ao lado das pequeninas mãos da minha Jóia de Luz que adora a tarefa de mexer na terra para semear sementes ou plantar plantas. 
Um jardim é, o mais das vezes, um espaço previamente planeado segundo o gosto de quem o cria, segundo o tipo de jardim a implementar, selvagem ou domado, enfim, segundo uma infinidade de variáveis que não vou agora dissecar.

Confesso que de todos os que vi e senti até hoje estas "coisas", de casca de pinheiro espalhadas pela cidade de Amarante, são, para mim, as "coisas" mais feias que me foi dado observar em toda a minha já longa vida. E chamo-lhes agora "coisas" porque me entrou um miminho de ignorante chegado aqui por mão anónima, são sempre anónimos estes mimos!, que afirma que só por ignorância posso chamar de jardins a estas "coisas" de casca de pinheiro.
E, vai daí, depois de muito reflectir sobre esta questão... não é que eu concordo com este anónimo?
E está descoberta a pólvora aqui por Amarante: Ceci n'est pas une pipe... ceci n'est pas un jardin

Et oui, ceci est mon opinion.


Jardim Casca de Pinheiro - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.