sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Aula de História - Arte do Paleolítico - Vénus

Réplicas de Vénus do Paleolítico - Centro de Recursos da sala de História
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Aula de História - Arte do Paleolítico - Vénus

A filmagem que convosco partilho ocorreu durante uma aula de História do 7.º ano de escolaridade, na Escola Básica de Amarante, aula em que andamos às voltas com a Arte do Paleolítico, nomeadamente as Vénus e as suas características, integradas dentro da arte móvel deste período.
O trabalho, realizado depois da projecção de um PPT com vários exemplares de Vénus e da observação de várias réplicas destas esculturas, foi realizado em pequeno grupo, nos cadernos que são unicamente sebentas e, posteriormente, corrigido no quadro. O tema proposto foi "Descobre as características das Vénus do Paleolítico".



Nota - A réplica da "Vénus do Corno", situada à direita na fotografia, foi realizada pelo meu querido aluno Zé Miguel Pereira, agora quase quase a terminar o curso de Arquitectura. Muito grata, Aluno Meu, por teres ocupado algum tempo das tuas férias grandes para enriquecimento de um centro de recursos que agora faz as delícias dos teus colegas mais novitos.

2 comentários:

jose pereira disse...

De tanto tempo que passou, nem lembrado estou! Permanecem videos e fotos para tal, então. Talvez por ser do paleolítico e daí a analogia, mas nunca trabalho meu foi tão bem preservado no tempo.
P. S. Feliz ou felizmente, ainda não estou "quase quase a acabar o curso", que ainda a meio agora cheguei! Mantém-se aqui um agradecimento, pelas tecladas de arquitectura que agora dou!
À professora Anabela, por estas e por outras, uma entre poucas!

Anabela Magalhães disse...

Orgulho em ti! Por tudo o que és. E muito grata, por esta dádiva e por outras que foram preservadas no tempo, ou eu não fosse de História. Hoje falei-lhes em ti... e no lugar que ocupavas na minha sala de aula... ainda te vejo lá!
Beijo enorme e um dia destes temos de nos sentar à volta de uma mesa de café, sim? Com vagar...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.