domingo, 1 de março de 2020

Aulas de História - Ainda as Vénus do Paleolítico

Vénus do Paleolítico - Escola Básica de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Aulas de História  - Ainda as Vénus do Paleolítico

- Professora, posso dizer (escrever) que as Vénus têm as mamas grandes? - sorrisos e risos diversos...
- Professora, posso dizer (escrever) que as Vénus têm o rabo grande? - sorrisos e risos diversos...
- Professora, posso dizer (escrever) que as Vénus têm as coxas gordas? - perguntam eles entre sorrisos e risos mais ou menos acanhados, algo receosos da resposta...
E a tudo esta professora responde que sim, nada como chamar os bois pelos nomes!, que tudo está certo e que estão a responder bem ao meu pedido para elencarem as características físicas destas maravilhosas estatuetas femininas do Paleolítico Superior... sim, está tudo certo, não se acanhem, alunos meus! Observem as réplicas e as fotografias projectadas. Olhem. E vejam o que é comum entre elas... é claro que, para mamas, podem também escrever os sinónimos peitos ou seios e para rabo podem usar os termos nádegas ou glúteos que também fica muito bem, continuo eu, sempre preocupada em aumentar-lhes o vocabulário... e eles lá vão escrevendo, trabalhando em pequenos grupos e sim, as coxas também são gordas...
Assim, estava eu em plena aula com esta conversa e a pensar o quão importante é estimular-lhes o sentido da observação e a capacidade de trabalharem em equipa, estratégia pedagógica muito por mim usada em sala de aula... quando me lembrei, nem sei como... eheheh... de um dos últimos grandes, em todos os aspectos!, livros lidos, do chinês Mo Yan, prémio Nobel da Literatura de 2012, chamado, apropriadamente Peito Grande, Ancas Largas... se eles fossem mais velhitos, recomendava-lhes a sua leitura.

Nota - É claro que das características físicas, as mais simples, porque observáveis, passamos para um patamar de nível superior em que eles continuam a descobrir, sem que eu lhes despeje a matéria, a simbologia destas pequenas mas muito belas estatuetas.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.