Mundos Paralelos - E Há Docentes com 55 Anos no 9.º Escalão?!
Há um mundo que só existe na ficção e que é o da Alice no país das maravilhas. Corresponde ao mundo das maroscas políticas, das trapaças, da falta de correspondência entre aquilo que está no papel e aquilo que existe na vida real, entre aquilo que deveria ser e aquilo que é.
Depois há um mundo real, feito de duras realidades. Tenho quase 60 anos. Estou no 6.º escalão de uma carreira de 10 escalões. O 9.º escalão é, para mim, uma miragem. O 9.º escalão é, para a esmagadora maioria dos professores no activo, uma miragem.
Quanto aos 750 euros por mês, podem guardá-los num sítio que eu cá sei e que bem pode ser nos porquinhos das vossas casas. Sempre são mais uns euritos a somar... sim?
13 comentários:
Existem sim...
Quanto à marosca, tem toda a razão!!
Foi o que eu escrevi "O 9.º escalão é, para mim, uma miragem. O 9.º escalão é, para a esmagadora maioria dos professores no activo, uma miragem."
Quem pode inventar que um professor com 55 anos está no 9° escalão. É em que país? Cá não é de certeza! Eu tenho 60 anos 35 de serviço e estou no 8°.
Já estive para passar para o 9° e recheio já 2 vezes... será que me vão deixar mudar em 2022??? Até lá devem mudar as leis novanente
750€ guardem onde quiserem... não trabalhei uma vida inteira para me darem uma esmola
Há raros casos.
Conheço docentes com 54 anos no 10º escalão.
Mas como é que é possível?! Tenho 56 anos, estou no 34°ano de serviço e ñ consigo passar do 6°escalão! Se tivesse feito mestrado, estaria no 7°. Será que o doutoramento dá direito a uma subida de 2 escalões? E em Portugal há assim tantos professores doutorados c/ 55 anos que ditem a regra ?!
Tenho 60 anos, 38 de serviço e estou no 10º! Sem maroscas...
Se fizeram mestrado e doutoramento nos tempos velhos tempos, em que dava tempo de serviço, com alguns excelentes pelo caminho podem estar até no 10
ESTUDASSSES
Lembremo-nos das avaliações de desempenho com muito bom ou excelente (silenciosamente guardadas só para alguns...) e que permitem progredir mais rápido!
Manufactura, a questão não é, nem foi a de estudasses!!! A questão foi estar no sítio errado à hora errada, exactamente no contingente onde estava a maioria e a que era preciso quebrar a espinha - quase a passar para o 8.º escalão numa carreira de dez, vi-me, sem saber ler nem escrever, no 4.º onde permaneci congelada anos a fio.
Fico estupefacta com o que acaba de fazer. Vire as baterias não para quem foi azarado mas para quem nos azarou, sff!
Acho dificil! Eu fiz 60 anos subi para o 10 escalão com 38 anos de serviço e tenho mestrado.
Pois! O que resulta de uma leitura de tantas e tantas situações absurdas é que a coisa foi bem montada pelo poder político. Teve o efeito pretendido e ponto final. Pelo meio há uns felizardos, alguns deles que não se coíbem de atirar pedras aos outros! Estes, que se vão catar!
Enviar um comentário