sábado, 17 de junho de 2023

Carta Aberta aos Professores do Meu Agrupamento

 

Autoria de Daniel Carvalho

Carta Aberta aos Professores do Meu Agrupamento

Não tenham medo, Professores! 

Vocês são todos letrados, teoricamente pertencereis todos a uma suposta classe que se deve definir como intelectual e que tem como grande missão contribuir para o despertar, nos seus alunos, da liberdade individual, da liberdade de expressão, do espírito crítico, de uma cidadania responsável e democrática, de um espírito de solidariedade... e outras coisas que tais que ficam bem giras escritinhas nas papeladas do agrupamento e, antes disso, escritinhas nas papeladas emanadas da tutela.

Muitos de vós conhecem-me há muitos anos, sabeis bem do que a casa gasta e que eu não sou de me encolher perante ameaças, pressões, o que for. Costumo dizer... nem que a vaca tussa!

A verdade triunfará!

Assumo que não fiz greve no dia 24 de Maio, dia em que estava convocada como vigilante suplente e que marquei a minha presença no Inovar. Assumo que permaneci na escola até ao último minuto do quarto horário que me foi atribuído durante este ano lectivo pois a greve convocada pelo S.T.O.P, sindicato do qual sou orgulhosamente delegada, era uma greve a todas as funções relacionadas com as provas de aferição e não ao restante serviço que só não cumpri, eu e restantes colegas, porque a senhora directora assim o entendeu... procedimento que posteriormente viria a ser, e bem, alterado. Mas permaneci na escola para o que desse e viesse.

Não tenham medo, Professores! Não fujam do que eu escrevo, sempre assumido porque sempre assinado, como o diabo foge da cruz.

Para além do mais estais todos protegidos pelo Projeto Educativo que eu levo à letra e que diz, e passo a citar:

(...) Assim, o Projeto Educativo deve ser um instrumento orientador e esclarecedor, que  contribua para o desenvolvimento de uma cultura de cidadania capaz de fomentar os valores  da pessoa humana, da democracia, do exercício da liberdade individual e da identidade  nacional e local. Desta forma, a sua implementação pretende dar resposta às necessidades da  comunidade educativa, numa conciliação de interesses e conjugação de esforços que  implique todos os seus elementos, tornando-os corresponsáveis e solidários. (...)

(...)  O Projeto Educativo resulta assim da reflexão, confrontação de ideias dos elementos da Comunidade Educativa e assenta na defesa de um agrupamento vivo, autónomo, criativo, promovendo o desafio da mudança e o empenho que leva ao aperfeiçoamento da escola. Impõe-se, então, uma estratégia inovadora que implique uma liderança participativa, aberta e mobilizadora. (...)

E nem vos canso mais com tamanha qualidade poética... os exemplos, teóricos, são tantos tantos que até dói.

Não tenham medo, Professores! Eu vou à frente, a abrir o caminho... nunca desistindo de o assear a cada dia mais.

Nota 1 - Eu não participei na escritura deste Projecto Educativo.

Nota 2 - Obrigada pela solidariedade que me chegou de tão longe, do Grande Criativo Daniel Carvalho, de Silves Sul.

3 comentários:

Anónimo disse...

Força Anabela.
ANTES QUEBRAR QUE TORCER.😉

Anabela Magalhães disse...

Sem dúvida! Grata pelo apoio... que eu preferia que não fosse anónimo.

Anónimo disse...

Força Anabela .Parabéns pela resiluência em nome de todos os professores.Bem haja!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.