quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

10 de Janeiro - Amarante - Portugal



Doces de S. Gonçalo - Amarante - Portugal

10 de Janeiro - Dia de S. Gonçalo

Hoje, dia 10 de Janeiro, é Dia de S. Gonçalo, e este santo, que somente é beato!, para quem desconhece este facto, é o santo padroeiro mui querido da nossa cidade de Amarante.
Há quem defenda que as festas em honra do nosso santo padroeiro deveriam ser transferidas do primeiro fim-de-semana de Junho para o seu dia, para hoje portanto, mas enquanto isso não acontece vamos tendo o verdadeiro dia a passar quase sem darmos por isso. Foi quase o que me aconteceu hoje. Não fora ter ido à rua, não fora ter passado na padaria, não teria visto à venda os famosos doces de S. Gonçalo que hoje posto no meu blogue e deixaria passar este importante dia sem qualquer menção. Convém esclarecer que estes doces, escolhidos por mim de um tamanho discreto, que os há muito mais generosos e avantajados, não têm nada a ver com qualquer tipo de brejeirice da minha parte sendo que o brejeiro é mesmo o santo. Estes Doces de S. Gonçalo, de forma fálica e de origem pagã, associados sem dúvida a cultos ancestrais de fertilidade que se perdem na memória, foram de algum modo incorporados, tolerados e aceites pelas várias moralidades vigentes e chegaram aos nossos dias vigorosamente associados ao santo. A ele está associada a crença de casamenteiro das velhas, a ele estão associados estes doces de formas muito pouco ortodoxas, a ele estão associadas quadras populares que todos nós amarantinos aprendemos desde pequeninos, entre gargalhadas de tão malandrecas que são as letras. Continuo a espantar-me sempre que olho para a sua imagem... uma carinha tão doce e sensata esconder o santo mais brejeiro de toda a cristandade! É que parece mesmo impossível!
E para finalizar, e para quem não é daqui e desconhece as quadras populares e brejeiras dedicadas ao santo, aqui fica um exercício para os meus leitores terminarem segundo o que lhes aprouver.

"Ó meu rico S. Gonçalo
Que estais virado prà vila
Virai-vos prò outro lado
Que vos dá o sol na ..."

E pronto, está comemorado o dia de S. Gonçalo, "comme il faut", aqui no meu blogue.

2 comentários:

Helder Barros disse...

Estou perplexo de felicidade! Afinal por aculturamento, estás a ficar brejeireca, lol!
Quanto mais não seja, em honra do nosso santo maroto e danado para a brincadeira!

Anabela Magalhães disse...

Até acredito que estejas perplexo mas a culpa do post de hoje foi mesmo do Santo! Lol

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.