sexta-feira, 6 de junho de 2008

9º H - "Finito"


9º H - Escola Secundária/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de magalhães

9º H - "Finito"

E assim fizemos mais uma despedida. Esta logo ao primeiro tempo da manhã.
E para contar o pitoresco da aula, mais uma vez com o Eduardito, sim, aquele que já foi muito falado neste blogue por me dizer que eu com os meus óculos de sol pareço uma ceguinha, temos de recuar à última aula. Pois estávamos nós fazer o balanço das actividades e do aproveitamento dos alunos quando inicio a apreciação deste rapaz. Lá lhe disse o que tinha a dizer e quando lhe pergunto o que ele tem a dizer em sua defesa ele responde-me com o ar mais solene do mundo:
"Eu tenho a dizer que não gosto do corte de cabelo da professora!" Estupefacção geral na turma... eu acho que até abri a boca... ainda bem que não voavam moscas pela sala A21!... gargalhadas gerais e toca para fora. "Bom, teremos de continuar esta conversa na próxima aula" disse eu entre gargalhadas.
E foi hoje. A primeira coisa a tratar. "Ora na última aula o Eduardo ficou naquela parte fundamental da sua avaliação que foi o meu corte de cabelo. Pois então o Eduardo não gosta. E então o que me sugere para o próximo Outono-Inverno? Talvez extensões?...
Madeixas?... Talvez caracóis?"
E o Eduardo pondo um ar ainda mais solene do que o da aula anterior sentenciou "Eu acho que a professora devia fazer rastas!"
Ka ka ka ka ka... foi a gargalhada geral... uns agarrados à barriga, outros de lágrimas nos olhos e lá iam apoiando o Eduardo "Sim, a professora de rastas devia ficar o máximo!"
Eu confesso que ainda não me tinha lembrado das rastas... e duvido que a "minha" ministra fosse achar graça à brincadeira... por isso rastas definitivamente não.
Ficarão para os cabelitos deles.
Algum tempo depois lá nos conseguimos recompor de tão exotérica sugestão para o meu cabelo e passamos a assuntos sérios.
Entretanto aqui deixo meia dúzia de observações, escritas no balanço que os alunos fizeram do nosso trabalho.

Esta:

"Observação: Gostava de referir que há certos ratos de esgoto que têm é inveja e gostava de dizer que a professora não deve dar importância às opiniões desses ratos.
Em relação ao PowerPoints penso que faz da aula uma aula interessante, e atrai muito os alunos em relação aos vários temas.
Continue assim!!"
Obrigada L. E deixa para lá o rato. Eu já me esqueci dele.

Ou ainda esta:

"As aulas são muito originais. Aprendemos de forma divertida mantendo sempre a ordem e a disciplina.
Agora que termino o 9º ano só tenho um conselho para a professora... continue neste caminho!" Obrigada não sei a quem.

E esta:

"Eu penso que as aulas de História, como a professora as dá, são interessantes (isso quer dizer algo se sou eu a dizer isso) e utiliza bem os PowerPoints." Obrigada C. Vindo de ti tem, sem dúvida, um gostinho muito especial!

E ainda esta:

"História é das únicas disciplinas que vou sentir falta para o ano. Aprendi muito com estas aulas com apresentações em PowerPoint." Obrigada M.

E lá tiramos as fotografias da praxe. De frente para guardarmos. De costas para eu postar, para a posteridade, aqui no blogue.
E lá se escoaram mais três anos de trabalho e de crescimento conjunto. Passaram a voar não foi?
Deixo beijinhos grandes para todos, saudades... e a gente encontra-se por aí... ou por aqui que a professora continua on-line!

5 comentários:

Dianita disse...

Sim sem duvida um ano mexido...

Agora ficam os momentos para nunca mais esquecer.

Obrigado

Anabela Magalhães disse...

Sem dúvida, Dianita, ficam as recordações.
Também te agradeço, assistente de instalação da tecnologia avançada!!!
Bjs Grds

Cristiano Costa disse...

Pronto Diana, tens 5...
lool

estou a brincar 'stora'

bjinhs

José Pires disse...

Quem eu era e quem eu sou. Como eu era e como eu sou. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades" mas mais importante ainda as mentalidades. Na altura, como aluno problemático que era, achava "fixe". Hoje em dia, arrependo-me de não ter aproveitado de forma respeitadora e correcta os melhores anos da minha vida, que já lá vão faz um tempo. Foram criados laços, amizades que hoje perduram outras que foram esquecidas. Assisti ao crescimento e desenvolvimento de muitos dos membros da turma inclusive ao meu. Aconselhei, chorei, ri, escutei e falei. Cresci, aprendi, cai e levantei-me. Tudo ao lado destes meus eternos colegas do coração, cada um especial à sua maneira. Não poderia como é óbvio deixar de parte os professores. As professoras Anabela Magalhães, Laura Marques e Júlia Pereira entre todas(os) as(os) outras(os) professoras(es) foram as professoras que, sem dúvida mais marcaram. Com as professoras Anabela e Laura desenvolvi uma relação de amizadade "extra-escola". A professora Júlia marcou pois era a professora que "menos" gostava e mais me dava na cabeça. Só depois de crescer dei valor às suas palavras. Tenho muito a agradecer pelo que por mim fizeram. As conversas, conselhos, ou o simples facto de sorrirem. Outrora foi-vos imposto um aluno insurreto e problemático. Hoje, de livre-vontade está perante vós um amigo arrependido e grato. Mil desculpas por tudo o que de negativo no passado ficou e mil obrigados por tudo o que por mim fizeram. Aos meus colegas, um muito obrigado pela segunda oportunidade, por se terem dado ao trabalho de conhecer o "novo" Luciano, por tudo o que se torna difícil de descrever em palavras. Marcaram para sempre. Zé Carlos, Mário, Carlos, Franscisca, Zé Pedro, Francisco, Ricardo, Hugo, Lando... Todos. Por muitos anos que passem, recordar-vos-ei sempre com nostalgia e saudade. Amo-vos.

E por entre tudo isto, tanto fica por dizer...

P.S. - No último dia de aulas não fui pois não queria chorar à frente da turma. Hoje, choro por não ter ido e ter deixado uma última marca, um último sorriso ou lágrima no nosso eterno 9ºH.

Beijinhos,
José Pires

Anabela Magalhães disse...

Vieste aqui, passados quase dois anos, José Luciano! Para me deixares de lagrimitas nos olhos, com saudades dos três anos que me foi dado viver convosco e durante os quais assisti ao vosso crescimento. Uma turma fantástica, cada um à sua maneira.
De ti guardo uma memória bem diferente daquela que aqui me deixas. Eras um miúdo de olho vivo, com potencial para fazer mais, sem dúvida, mas muito simpático e sempre educado. Acima de tudo guardo o teu sorriso doce, franco e generoso que vejo ainda na sala A21.
Já não me lembrava que faltaste à minha última aula, aula em que fizemos o balanço de três anos de trabalho meu e vosso. Foi até engraçada.
Relembrei o Eduardito e as suas bocas improváveis, relembrei também o que disse à Francisca sobre a sua evolução, principalmente no que se refere à organização do caderno diário. Dei-lhe os parabéns... relembrei o Mário, o Ricardo, a Dianita, o Zé Carlos, o Zé Diogo, a Carolina, a Leonor, o Xico... todos.
E olha, também eu tenho saudades vossas, já sabes e provavelmente sentes estas saudades e ternura no ar quando te cruzas comigo e trocámos os nossos sorrisos rasgados.
Foi um prazer acompanhar-vos a vida. Foi um prazer ter-te como aluno. Vocês fizeram dos meus dias na ESA dias incomparavelmente melhores.
Beijinhos e xi-coração com carinho.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.