quinta-feira, 19 de junho de 2008

Karin Somers - "O efeito dos dias"





"O efeito dos dias" - Karin Somers - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Karin Somers - "O efeito dos dias"

"Contemplar as criações modeladas, em grês, por Karin Somers é aceitar o convite para transgredir a banalidade.
São muitas viagens dentro de uma só: da exploração dos materiais aos contrastes cromáticos que revelam a singularidade de cada obra, da compreensão dos títulos ao desvelamento das mensagens, quer dizer, do saber e do sentir impregnados quer na artista, quer nas suas obras.

Um percurso labiríntico onde não se identifica o desfecho, mas no qual o espectador é interpelado constantemente pelas mais profundas inquietações filosóficas inerentes à condição humana.
Desde logo, ressalta o carácter inovador, quiçá provocador, conseguido através dos elementos cirurgicamente associados, minuciosamente simbiados.

O homem, refractário à eternidade, espraia-se no tempo. E o seu trajecto existencial é um misto de experiências, de sensibilidades, de desejos e de expectativas reificados em projectos ora almejados, ora fracassados. Antecipando o devir, conquistará as suas asas? Asas caídas, quebradas ou verticalizadas? Metáfora do anjo caído ou do homem em ascensão?

O casulo humano, exo-esqueleto da existência, surge paradoxalmente como potenciador e cerceador de possibilidades que edificam estados vivenciais e desvelam os sentimentos antinómicos que subjazem à circunstância do viver situacional: do aconchego ao abandono, da comunhão à ruptura, do desejo à desesperança. Constituirá a casa um mero prolongamento do (ser) corpóreo? A epiderme de um outro corpo (humano)? Um espaço de recolhimento e um reduto de autenticidades?

Como ceramista, Karin Somers opta por uma técnica, baseada na modelagem fragmentária de placas, que se move visceralmente do interior para o exterior. Este processo criativo é revelador do peso da interioridade que incute às suas obras. Universo simbólico em estrita comunhão com a obra em gestação. Por exemplo, as fendas - análogas a cicatrizes (metáfora de rugas? - são cúmplices e vítimas da temporalidade. E assim a finitude humana ou semi-humana (muitas figuras sugerem a presentificação, a evocação dos seres irreais, quase mitológicos e oníricos) surge tematizada. A sua concepção de temporalidade é igualmente complexa: retrotensa - remetendo para o uno primordial plotiniano, onde existiria a fusão entre seres e objectos aparentemente díspares: homens, animais, casas - e protensa: futura, relembrando a decomposição a que todas as coisas são/serão sujeitas.
E esta ambivalência de estados, de mensagens implícitas, faz com que as esculturas não tolerem a indiferença: por um lado ganham anima, reivindicam o esforço e a atenção dos espectador; por outro, sugerem-lhe estados, vivências, associações e questões, relembrando o quão imbricado e complexo podem ser o humano e as suas manifestações."
Elsa Cerqueira

A exposição desta importante ceramista belga, radicada há muitos e muitos anos em Amarante, poderá ser vista no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, até ao próximo dia 20 de Julho.
Hoje pela manhã, visitei-a, demoradamente, e recolhi-me perante tamanha riqueza, densidade, sabedoria, tranquilidade, textura e complexidade interior. Decididamente a Karin Somers não é o simulacro de um ser, não é assim Elsa? A Karin Somers É Um Ser - específico, único, irrepetível e faz por isso a cada dia que passa.

Voltarei à exposição. As excepções à banalidade são tão raras que têm de se fruir uma e outra vez, demoradamente.
E fiquei a sonhar com "O aconchego dos outros", "Uma reafirmação da vida", "Reunião", "Alma ao sol", "Visita crepuscular", Strategy of escape"", "Sonhos nómadas", "Evasão"...

Beijinhos enormescos de parabéns à Karin.
Beijinhos de parabéns também à Elsa Cerqueira que assina este belíssimo texto que transcrevi.

Nota - Continuo calma e pacientemente à espera que a Elsa se decida a parir um blogue.

2 comentários:

Elsa C. disse...

Tens razão, Anabela: a Karin Somers destaca-se da maioria das pessoas que conheço (e preferia desconhecer) pela singular Autenticidade.

P.s.: seria incapaz de me disciplinar - mental e temporalmente - para "parir um blogue".

Anabela Magalhães disse...

Sim, mas eu sou um diabo dum escorpião... vai daí não desisto de te "picar".
Aguardo.
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.