sábado, 15 de maio de 2010

Violência

Violência

Foi espancado dentro da escola
Aluno de 17 anos esteve internado três dias
00h30m
JOSÉ VINHA

"Um aluno da Secundária de Paredes foi espancado violentamente por sete colegas dentro da escola, tendo desmaiado. Mesmo inanimado, continuou a levar pontapés e murros. Dada a gravidade dos ferimentos, teve de ser operado no Hospital de S. João, no Porto.
Só ontem, sexta-feira, dois dias depois da agressão, o aluno teve alta."

Pode continuar a ler aqui.

Nos entretantos podemos ter uma certeza. A violência vai aumentar dentro e fora dos portões das escolas. É uma inevitabilidade, associada aos tempos que agora vivemos, à degradação social e económica que se faz sentir cada vez mais violentamente aqui pelo rectângulo.
Devíamos já ter tomado medidas simples de racionalização dos serviços, tornando-os mais ligeiros, eficazes e elásticos... por forma a torná-los também mais próximos e mais humanos.
O tamanho das escolas devia ter-se mantido pequeno, controlado, familiar, nunca cedendo no trabalho de humanização necessária e quotidiana que se impõe para além das aprendizagens outras.
Os espaços que compõem os recintos escolares dedicados ao lazer deveriam ser permanentemente vigiados para que histórias de espancamentos, independentemente da origem, não pudessem acontecer e os problemas fossem atalhados logo à nascença.
Uma coisa é certa, os miúdos não podem andar ao deus dará, sem eira nem beira, sem percepcionarem que há pessoas acima deles e que mandam mais do que eles.

Agora estamos sem dinheiro. Já o tivemos, é certo. Mas, quando o tínhamos, fizemos com ele aquilo que é já um velho costume nosso e gastámo-lo na festa, pá!
Porcaria de gente que não aprende nada de nada com a História.
Vai daí continuamos no nosso fado arrastado e triste. Imensamente triste.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.