sexta-feira, 22 de abril de 2011

Procissão das Velas





Procissão das Velas - S. Gonçalo - Amarante

Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


Procissão das Velas


A Procissão das Velas é a mais bela de todas as procissões que se realizam aqui em Amarante.

Impossível, hoje, não me lembrar do meu avô Rodrigo em sua casa, da sua silhueta alta e esguia à volta da mesa da sala de jantar, vestido com a veste negra e comprida de Irmão da Misericórdia, imitando com a boca o ruído das matracas, preparando-se para a Procissão que não tardava nada descia pela Rua da Cadeia abaixo e que nós víamos pendurados das janelas do seu quarto. Esta era a procissão reservada aos homens de capa negra com capuz. As luzes da cidade apagavam-se por completo para a procissão passar e, por breves instantes, a cidade ganhava silhuetas e contornos fantasmagóricos. E sons também. Os sons fantasmagóricos, horripilantes e amedrontadores das matracas. E eu fascinada por esta estranheza, assim permaneço neste estado de fascínio desde que me lembro, assim permaneço hoje ao voltar a observar a Procissão das Velas com os homens das matracas abrindo o percurso, as velas iluminando o caminho, Jesus Cristo supliciado e morto, passando aos meus pés, apelando ao recolhimento e à introspecção.

É sempre assim na Sexta-Feira Santa, a Procissão das Velas sai da Igreja da Misericórdia pelas 21 horas em ponto, pelo menos desde que me lembro, e percorre as ruas mais antigas do centro da cidade.

Apenas com uma diferença, fruto da adaptação aos tempos modernos, a Procissão das Velas é agora mais do que unisexo.


Nota - Infelizmente a Procissão das Velas de Vila Chã, uma das freguesias do Concelho de Amarante, acabou em tragédia - o despiste de um carro resultou em dois mortos e quatro feridos graves. Lamentável.

Nota pelas 3 horas - O despiste, infelizmente, já resultou em três mortos.

2 comentários:

Cláudia Queirós disse...

Esta procissao sempre me amedrontou muito... Nao existe, acho eu, uma razao para tal... Mas sempre mexeu muito comigo...!

Anabela Magalhães disse...

Imagino que sim, Cláudia. Também tu a viste passar, na rua da Cadeia, durante toda a tua infância. Acredito que para uma criança seja amedrontadora.
Não te sei explicar porque raio sinto fascínio por coisas que amedrontam outros... também mexe comigo... mas não sai do fascínio pela coisa exótica... desde pequenina...
Beijocas!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.