terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sala de História - EB 2/3 de Amarante

Sala de História - EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Sala de História - EB 2/3 de Amarante

As obras/vitrinas ficaram quase concluídas quando hoje saí da Escola. Sei, agora, que amanhã entrarei na Sala de História do 3º Ciclo e as vitrinas sorrirão para nós, alunos e professores, aguardando serenamente a tarefa que será feita de recheios vários, divididos por anos de escolaridade, do 7º ao 9º ano, nos dias que se seguirão.
Estas vitrinas são a prova provada de que é possível intervir aqui e ali, usando muito poucos recursos, e com isso aumentar o conforto sentido em contexto de sala de aula.
Agora poderei solicitar trabalhos vários aos alunos para afixar no Jornal de Parede com a certeza de que não haverá estragos e que estes permanecerão em segurança e serão expostos com toda a dignidade que merecem.

Ai como me incomodou, anos a fio, entrar e sair de salas de aulas de paredes nuas, umas atrás das outras, indiferenciadas, amorfas, frias sem nada que as distinguisse, sem um pingo de calor humano, sem qualquer marca das pessoas que as foram habitando.
Podemos nós - professores, alunos, funcionários - fazer alguma coisa contra isto? Pois nem sempre... mas às vezes... yes, we can! Às vezes abrem-se janelas de esperança que devem ser aproveitadas.

De resto, é como digo, santos da casa têm de fazer milagres. E só não consegue fazer nada quem nada tenta fazer.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.