quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CEF - Visita de Estudo - Pão de Ló de Margaride

 
Casa do Pão de Ló de Margaride - Felgueiras
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

CEF - Visita de Estudo - Pão de Ló de Margaride

Hoje realizámos a primeira visita de estudo deste ano lectivo com a turma de CEF de 2º ano, curso de Pastelaria/Panificação. Brilhantemente organizada e planificada pelo Professor Gabriel Vilas Boas, Professor que domina as visitas de estudo de trás para a frente e da frente para trás, foi tão rica em experiências proporcionadas a todos - alunos e professores acompanhantes - que terei de a dividir em três partes para tratar convenientemente cada uma delas ou correria o risco de fazer uma postagem extensíssima.
Assim, a saída fez-se um pouco após as 9 horas da manhã em direcção ao centro de Felgueiras onde se situa a Casa, centenária!, do Pão de Ló de Margaride.
Confesso que a minha surpresa foi total. Parece-me que a surpresa foi geral...
A Casa, fornecedora da Casa Real Portuguesa desde 1888 funciona basicamente num primeiro andar situado na Praça da República, nº 304, zona de fabrico e venda ao público a ocuparem estas instalações desde 1900, muito embora a fundação da casa date de 1730, em pleno reinado de D. João V,o nosso rei sol português. As instalações estão bem preservadas, como convém a uma Casa com tão proveta idade, e são deveras belas e acolhedoras, surpreendentes mesmo para os visitantes já que longe dos cânones pensados para uma casa que nada tem a ver com uma vulgar confeitaria, mesmo se antiga.
Visitámos a zona de fabrico, observamos parte do processo de confecção do pão de ló e das cavacas, únicos produtos confeccionados nestas instalações, os alunos questionaram o nosso anfitrião e as senhoras e senhores que trabalhavam cumprindo gestos mil vezes repetidos.
Foi lindo de se ver. E foi lindo de se provar, digo-vos eu, porque a visita terminou com uma degustação de cavacas e pão de ló, acompanhado de um cheirinho de Vinho do Porto, uma combinação feliz que nos caiu que nem ginjas e que recomendo a todos os meus leitores possuidores de bons fígados.
Tchim! Tchim!
À nossa!

Para mais informação visite a Casa do Pão de Ló de margaride, a virtual, claro!, clicando aqui.


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.