Auto-Retrato - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Relatório de Auto-Avaliação Docente - Partilha
Partilho o meu relatório de auto-avaliação de desempenho de 2013, que deu cumprimento à mísera ADD em vigor, aquela que nos levará a lado nenhum.
Sei lá, pode ser que seja útil a alguém... e se não for, ignorem!
Quanto à minha auto-avaliação deste ano... garanto-vos que perderei 5 minutos com ela.
1. Prática letiva - 1 de setembro de 2012 a 31 de agosto de 2013
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No ano letivo de 2012/2013 foram-me
atribuídos 22 tempos na componente letiva, preenchidos por 3 turmas de 8º
ano, B, C e D, a que lecionei História, e 2 turmas de CEF, de 2º ano, 2A e 2B,
a que lecionei CIDMAC; 13 tempos de componente não letiva, distribuídos por
Trabalho de Escola - Clube de História, TEP, Direção de Curso CEF, D T – e
Trabalho Individual. Usufruí da redução de 2 tempos letivos ao abrigo do
artigo 79. O número total de alunos abrangidos pela minha ação direta foi de
91.
Cumprimento do serviço lectivo
- o meu objetivo é lecionar a totalidade das aulas previstas o que foi
alcançado nas turmas de CEF mas não nas turmas do 8º ano pois não consegui
repor a totalidade das aulas a que faltei por motivo de doença; as aulas a
que faltei, ao serviço da Escola, acompanhando alunos em visitas de estudo,
foram repostas. Fui sempre pontual e zelei pela pontualidade e assiduidade
dos alunos quer enquanto professora quer enquanto Diretora de Turma de um
CEF. Cumpri todos os conteúdos programáticos que constam nas planificações
das diferentes disciplinas e cumpri as visitas de estudo que constam do Projeto História em Movimento,
transpostas para as atividades do grupo de História do 3º Ciclo, planificadas
para as turmas de 8º ano; participei em duas visitas de estudo especialmente
dirigidas aos alunos de CEF das turmas 2A e 2B.
Mantenho-me informada,
participativa e crítica face às políticas educativas, procuro novas
estratégias e partilho-as. Construí e reformulei recursos pedagógicos, em
PPT, e partilhei-os nas minhas páginas web. Procuro a inovação pedagógica,
promovo ambientes de trabalho seguros, confortáveis, exigentes e
estimulantes, que se refletem numa maior adesão e gosto pelas disciplinas que
leciono por parte dos meus alunos. A minha responsabilidade profissional visa
o sucesso e a qualidade das aprendizagens e o desenvolvimento integral de
todos e valorizo os diferentes saberes e culturas dos alunos.
Para alcançar este elevado
patamar de desempenho utilizei: quadro negro, manual, réplicas de peças
significativas e materiais autênticos, enciclopédias, dicionários, manuais de
diferentes editoras, leitor de DVD, Internet, apresentações em PPT, etc.
Participei de forma empenhada e
responsável no trabalho pedagógico e na vida da Escola. Realizei,
colaborativamente, a planificação anual, trimestral e por unidade temática de
História; planifiquei individualmente a planificação modular para CMA, com
pleno conhecimento e respeito científico-pedagógico-didático; participei na
elaboração dos PCT, nos trabalhos que decorreram em reuniões diversas, reformulei
as apresentações em PPT para o 8º ano; inventariei
páginas web e vídeos pertinentes para apoio às matérias lecionadas que
disponibilizei num blogue da minha autoria chamado “História 3º Ciclo”.
Utilizei as minhas apresentações em PPT nas aulas de 90 minutos. As aulas de
45 minutos foram totalmente práticas, reservadas a exercícios, testes e suas
correções. Promovi a realização de trabalhos de grupo em contexto de sala de
aula. Monitorizei exaustivamente a evolução dos portefólios dos alunos. Cumpri
e executei a avaliação diagnóstica, formativa e sumativa prevista. Todo o meu
trabalho visou desenvolver, para além das competências previstas nas metas de
aprendizagem, o gosto pelas disciplinas, a pesquisa, hábitos, método e rigor
no trabalho, o espírito de observação, atitudes de solidariedade e de
sociabilidade, a sensibilidade estética, a sensibilização para a importância
da defesa do património, para a importância das TIC, para o abrir de novos
horizontes. Promovi estratégias pedagógicas diferenciadas que tiveram como
público-alvo os alunos mais fracos e os melhores num processo responsável e
solidário de enriquecimento mútuo, a que chamo Tutoria de Pares, com
resultados práticos apreciáveis de melhoria; promovi a articulação com LP
através da monitorização do Portefólio e realizei atividades de
enriquecimento através do projeto História
em Movimento, nomeadamente uma aula sobre o Barroco, lecionada na Igreja
de S. Domingos, Museu de Arte Sacra e Igreja de S. Gonçalo em
interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Musical e uma Reconstituição do Percurso das Invasões
Francesas em Amarante, em articulação com o Museu Amadeo de
Souza-Cardoso. Colaborei com a Rádio Ativa e o Jornal Escolar
“O Abelhudo” e trabalhei em estreita ligação com a Direção, nomeadamente no
que diz respeito aos meus alunos da minha DT.
O meu entendimento da
prática letiva leva-me a defender, e a praticar, a inteira partilha de todos
os materiais pedagógicos por mim construídos não podendo eu ser
responsabilizada pela sua não consulta ou até pelo seu desconhecimento por
parte dos meus pares.
Mantive uma atividade
constante no meu blogue pessoal “Anabela Magalhães”, eleito como o terceiro
melhor blogue nas categorias Educação e Atualidade Política, no único
concurso de blogues existente em Portugal, promovido pelo Aventar; ainda no
âmbito deste concurso, o meu blogue “História 3º Ciclo” foi eleito o melhor
blog de Portugal, na categoria História.
A
minha relação pedagógica com os alunos é de grande proximidade, quer
pelas minhas características pessoais, quer pelo facto de disponibilizar
todos os meus contactos de correio electrónico, redes sociais e blogs
mantendo-me completamente disponível para o esclarecimento de quaisquer
dúvidas via “chat” do facebook onde mantenho um espaço de esclarecimento
imediata de dúvidas aos alunos. A relação pedagógica e humana que estabeleço
com os meus alunos é excelente, baseada no respeito mútuo, educação,
respeito, empenho, interesse, atenção, autoridade positiva, cumprimento de
regras, profissionalismo, seriedade e honestidade no trabalho que executo de
forma transparente e muito participado pelos alunos, potenciada pela
interatividade, pelo conforto e mais-valia conseguidos pela utilização das
TIC em contexto de sala de aula visando o seu desenvolvimento
integral e harmonioso. Incorporo os contributos dos alunos, solicitados
através de pequenos inquéritos e de texto livre no sentido de obter um feedback
necessário para melhorar a minha atividade letiva. Comunico com rigor, sem
descurar a promoção da criação de um ambiente de aprendizagem baseado no
respeito mútuo e interação constante, em que o aluno é ator e participa na
aquisição e apropriação do conhecimento. Como estímulo ao gosto pelo
conhecimento, ao apuramento do sentido crítico e à capacidade de argumentação
desenvolvi estratégias diversificadas ao promover e organizar debates e
visitas de estudo, potenciadores da aquisição de valores, promotores de uma
cidadania responsável, da aceitação do outro e da diferença, cumprido assim o
Plano de Ação do PE, nomeadamente o ponto 5.
Mantenho como pontos fortes uma enorme capacidade de trabalho, inteira
disponibilidade para o mesmo, uma experiência profissional diversificada – a
lecionação desde o 2º Ciclo ao Secundário, passando pelo Ensino Profissional,
CEF, Ensino Noturno e Educação de Adultos potenciaram a agilidade e destreza
para a atividade letiva e contribuíram para a fácil e boa relação que estabeleço
com as pessoas - a enorme capacidade de iniciativa, adaptação e
disponibilidade para aceitar e incorporar a evolução e a mudança, o elevado
sentido ético e profissional, o gosto e defesa intransigentes da partilha de
recursos próprios, a facilidade em conceber, planificar e operacionalizar
projetos que sejam uma mais-valia para a comunidade educativa, o domínio e o
gosto pela incorporação das TIC nas minhas práticas letivas, a capacidade
reflexiva e crítica sobre a minha prática pedagógica tentando construir
outros caminhos, a prática do trabalho colaborativo, nem sempre possível
devido a constrangimentos vários que urge superar.
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2.
Atividades promovidas
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Continuei a
dinamizar e a partilhar o projeto “História em Movimento”,
orientado para a melhoria de qualidade da Escola que englobou o clube homónimo, o centro de recursos, as páginas
Web” História em Movimento”, as páginas de recursos pedagógicos de História e
de CIDMAC, o blog “História em Movimento” para partilha de experiências em
texto e/ou fotografia das várias actividades e continuei
a dinamizar o blog História 3º Ciclo que constitui um manual on-line ao
dispor dos alunos e onde, para além das aulas lecionadas, partilho
documentários que previamente seleciono na internet e links que considero pertinentes
e enriquecedores para complementar as aprendizagens dos alunos. Promovi e
organizei duas aulas/visitas de estudo, a saber: “O Barroco – Visita à Igreja
de S. Domingos e Museu de Arte Sacra” e “Reconstituição do Percurso das
Invasões Francesas em Amarante. Acompanhei os alunos dos CEF em duas visitas
de estudo: Festival Internacional do Chocolate de Óbidos e Visita aos Ovos
Moles de Aveiro e Pastéis de Tentúgal.
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3.
Análise dos resultados obtidos
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Dei a
conhecer os critérios de avaliação de História, a que se seguiu a avaliação diagnóstica. Monitorizei as aprendizagens, tendo em conta as metas a
alcançar, utilizando instrumentos de registo da minha autoria ou por mim adaptados
– testes diagnóstico, fichas de observação de aulas para monitorização da
participação oral de cada aluno, aula a aula - as
interacções verbais foram estimuladas com questões colocadas a partir da
exploração das apresentações em PPT - fichas de monitorização de portefólios, exercícios formativos e de
monitorização de observação de documentários, testes de avaliação, ficha de
auto-avaliação, grelha de avaliação compreendendo o domínio cognitivo e de
atitudes e valores. Efetuei um estudo comparativo que incidiu sobre os
resultados obtidos pelos meus alunos no 1º período do 7º e 8ºs anos e em que
verifiquei uma melhoria de7,52%, tal como consta em anexo da ata de
departamento de dia 10 de Janeiro de 2013. Será realizado um balanço final,
logo que o ano lectivo esteja encerrado em termos de reuniões de avaliação. Os
momentos de auto e hetero-avaliação foram realizados com total transparência
e decorreram de forma participada pelos alunos visando a sua
responsabilização e incentivando a reflexão sobre os seus desempenhos,
identificando erros como primeira etapa para a sua correção.
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4. Contributo individual para
os objetivos e metas do Agrupamento
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Conheço
o PE e transpus os seus objetivos para a minha prática letiva, a saber: Objectivos do PE: 5.4.1 – Melhorar as
condições físicas e materiais – cumprido com a construção de materiais pedagógicos
para uso em contexto de sala de aula e o enriquecimento do Centro de Recursos
da Sala de História do 3º Ciclo; 5.4.2 – Melhorar as condições de
ensino/aprendizagem – cumprido através das páginas de recursos pedagógicos da
minha autoria, da manutenção do Centro de Recursos, do projecto “História em
Movimento”, dos blogues História em Movimento e História 3º Ciclo; 5.4.3 –
Melhorar a capacidade do aluno assumir atitudes e comportamentos
contextualmente adequados – cumprido através do Projecto “História em
Movimento”, através da colaboração dos alunos na realização do blogue
“História em Movimento” e através do acompanhamento de alunos em visitas de
estudo que promovi e que acompanhei. 5.4.4 – Melhorar as relações com o meio
– cumprido através das parcerias com as instituições locais – Museu Amadeo de
Souza-Cardoso e Museu de Arte Sacra de Amarante / Paróquia de S. Gonçalo - e através
das páginas web e blogues; 5.4.5 – Melhorar a forma organizacional da escola
– cumprido através da criação de documentos da minha autoria – grelha Excel
operacionalizando os critérios de avaliação, grelha de monitorização de
portefólios, grelha de observação de aulas, apresentação em PPT para a receção
aos EE disponibilizada à CDT.
Exerci
o cargo de DT com dedicação total a alunos e restante corpo docente,
partilhando informações, promovendo o diálogo entre os pares, participando em
todas as reuniões. Apoiei e colaborei com os encarregados de educação
informando-os sobre o aproveitamento e integração na vida escolar dos educandos.
Exerci plenamente a minha função enquanto membro do meu Departamento,
lançando temas a discussão, como sejam a avaliação dos alunos e a operacionalização
dos critérios de avaliação adotados na EB 2/3 de Amarante.
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5. Formação realizada e o seu
contributo para a melhoria da ação educativa
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11 comentários:
Obrigada colega. Sempre ajuda a mastigar a pastilha!
Obrigada colega.
Obrigado colega. Boa partilha.
Espero poder ser útil! E sim, esta é uma pastilha que, bem o sabemos, não serve para nada... rsssssss...
Fica para a posteridade, quando a memória falhar, o que não será difícil nesta profissão!..
Também digo! Ficará então para a posteridade... ;)
Muito obrigado pela partilha. Realmente há cá coisas......andamos nós a lembrar aos alunos que devemos poupar na utilização do papel para o bem do planeta e estes senhores só pretendem mais lixo....
Fico contente por achar que ainda tem alguma utilidade!
Muito obrigada colega pelo altruísmo.
Parabéns pela criatividade e dinamismo!
MCO
Obrigada pela partiha colega.
Ânimo para enfrentar uma profissão de coração é o que todos precisamos!
Obrigada pela partilha.
Ânimo é o que precisamos nesta profissão de coração!
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