terça-feira, 3 de junho de 2014

De Avó Morcega a Avó Voadora... Sem Perder o Morcega, Claro!



Avó Morcega e Voadora - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

De Avó Morcega a Avó Voadora... Sem Perder o Morcega, Claro!

O meu cognome Morcega vem-me da adolescência e do meu gosto excessivo e desmesurado pelo período Noite do Dia, onde me sentia, confesso!, como um peixinho dentro de água... para ser sincera e ainda mais precisa, sentia-me uma verdadeira peixinha dentro de água... eheheh...
Entretanto não fui padeira, nem guarda-nocturna, nem coisa que o valha que me obrigasse a calcorrear a noite e não tive outro remédio, toca de alterar o meu biorritmo para ser professora!
Mas estes meus dotes de morcega estão cá, permanecem latentes dentro de mim e é ver-me usá-los de quando em vez, onde outros falham sucumbindo ao sono, e já me têm dado um jeitaço, ajudando este ou aquele, esta ou aquela, que destes meus dotes precisam.

Para o meu neto fui, sou, serei sempre! a avó morcega, aquela que entra em acção quando a casa se aquieta e quando os outros estão já lançadinhos em vale de lençóis.
Um dia destes, achando o morcega muito redutor, acrescentei outra valência ao meu currículo de avó e passei também a Voadora, fazendo voos picados sobre a minha Jóia de Luz que gargalha como um perdido perante as minhas macacadas.
Não contente com tais proezas, eis que me lembrei de ser também a Tia-Avó Voadora para os meus dois sobrinhos netos que tiveram o raro privilégio de observar esta tia-avó lançar-se num voo picado e inesperado... hihihi... que só não acabou em desgraça, depois da minha sapatilha ficar presa no soalho, devido aos meus dotes raros de equilíbrio!, que, qual bailarina clássica!, qual elegante sereia! rodopiou pelos ares... hihihi... nem eu sei o que fiz!, nem eu sei como fui capaz! e pumbas! aqui estou eu, sem cair!, de novo pelos ares, a voar, tal e qual uma Tia-Avó Voadora!

O meu sobrinho-neto mais velho, deveras impressionado com estes meus dotes, para ele desconhecidos até à data, já a caminho de casa, disse à mãe "Depois da Avó Voadora até gostava de ver como é o Avô Voador!"
Pois meu caro Jota V., aviso-te desde já que nunca verás esses dotes aqui neste avô que jamais será voador... nem tão pouco morcego! E que me deu um ralhete feito com cara séria" Tens de ter a noção que não tens idade para fazer certas coisas"... rssssssss...
Ora, idade, eu?! O que é isso?!

1 comentário:

Ivete Ferreira disse...

Cara Avó Morcega
Gostei imenso do seu texto. Nada como uma pitada de "loucura", aliada ao bom senso, mas não descurando a criatividade.
if

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.