domingo, 17 de abril de 2016

Uma Fotografia Por Dia, Não Sabe o Mal que Lhe Faria

Largo Medonho - S. Pedro - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Uma Fotografia Por Dia, Não Sabe o Mal que Lhe Faria

Já me perguntaram por elas na rua, pelas fotografias que diariamente publico sobre o Antigo Largo de S. Pedro, agora Largo Medonho... sabendo que eu não sou pessoa de desistências fáceis.
As fotografias que hoje partilho correspondem ao dia de trabalho de sexta-feira e a abjecta obra avança agora a bom ritmo mas extraordinariamente atrasada relativamente ao fim previsto para a mesma.
A Constituição Portuguesa continua a ser violada nesta obra de carácter permanente ao fazer a apologia de uma religião - neste caso a católica - através de um chão que é de todos, que  é pertença de nós todos porque é público, agora "decorado" com simbologia religiosa especificamente usada por uma determinada religião.
A Parte I da Constituição Portuguesa relativa aos Direitos e Deveres Fundamentais, nos seus Princípios Gerais e no seu artigo 13º - Princípio da Igualdade - reza assim:

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Ora, como há milhentas religiões espalhadas por Portugal e mesmo em Amarante não existe só quem professe a religião católica havendo até quem não professe religião alguma, este dever de não privilégio e de não benefício em função de uma opção religiosa, este princípio de não prejuízo foi ferido e violado de forma brutal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Porque nun te callhas

Anabela Magalhães disse...

Já lhe soletrei - por que não me a pe te ce. O que é que não percebeu?

Anabela Magalhães disse...

E corrija o seu castelhano se faz favor - Por qué no te callas?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.