segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Post Quase Verdadeiramente Facebookiano

Chá das Cinco -S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Post Quase Verdadeiramente Facebookiano

O pessoal que se passeia pelo facebook por certo já reparou que há postagens típicas que são partilhadas a torto e a direito pelo face de amigos, familiares e até de gente desconhecida que usa esta rede social. Sem fazer muito o meu género, as postagens de comidinhas assim e assado normalmente só entram no meu blogue por estas serem verdadeiramente excepcionais, ou porque são muito belas, ou porque são deveras divinais em sabor, ou até, o melhor! porque são excepcionais em ambos os parâmetros. Mas ainda há uma terceira categoria de que gosto particularmente, fora a comidinha da cantina da E. B. 2/3 de Amarante, e que é a doçaria tradicional, particularmente a amarantina, linda no seu género e maravilhosa para quem dela gosta.
Ontem comemorou-se a festa a S. Gonçalo - o seu dia foi a 10 de Janeiro mas calhando em dia de semana passa para o domingo seguinte - com a tradicional oferta de figos no final da missa das 11 horas e com o consumo dos tradicionais doces a esta festa associados.
Vai daí, ontem sequilhei-me ao lanche. E, de caminho, galhofei-me também com este doce a que chamam galhofas e que deve ser consumido com um golinho do prodigioso Vinho do Porto... ou um golinho de um bom vinho tinto. Tradicionalmente a covinha da galhofa servia até de recipiente da bebida que se bebia para depois comer o doce anteriormente transformado numa espécie de "copo".
Vai daí, Rosa Maria Fonseca... sequilhando e galhofando... estas foram as actividades desta tua amiga, ontem, ao lanche, usando a loiça da sua avó Luzia, avó que um dia também foi habitante desta rua que agora é minha e que igualmente a amava... até pintada nos pratos...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.