segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Trabalho - Partilha


Trabalho - Partilha

A história do meu trabalho em PPT, realizado a partir do ano lectivo de 2004/2005 e partilhado em página web - porque os meus alunos, à data, me solicitavam que assim o fizesse -, está contada na página que aloja praticamente todos os PowerPoint que entretanto fui realizando para o 7.º, 8.º  e 9.º anos de escolaridade e pode ser lida se clicarem aqui.
É evidente que este trabalho está agora bem diferente do realizado inicialmente porque volta e meia dou-lhes uma volta porque me apetece, porque o ME lança documentos assim e assado, porque regresso de férias com umas fotografias catitas captadas aqui e ali, que incorporo, também aqui e ali, nos diapositivos que, juntos, fazem um PowerPoint dos meus e que eu tento personalizar o mais possível.
Passados todos estes anos, confesso, ainda não desisti desta ferramenta que, apesar da idade - na verdade já tem mais de uma década! - continua da minha preferência porque de muita utilidade para as minhas aulas.
Esta apresentação em concreto, da qual extraí as imagens que ilustram este post, chamada B - A Evolução o Homem, abordo-a entremeada com amostras de sílex, réplicas de bifaces - um biface a cortar uma ponta de cabelo é sempre sucesso garantido numa qualquer sala de aula! -, pontas de seta e raspadores, pirite que os alunos fazem chocar com sílex produzindo pequenas faíscas a partir das quais se pode fazer o fogo, amostras de cordas feitas de tripas de animais, de raízes de silvas, de tiras de couro... e o mais que engendrei ao longo de anos a fio a leccionar esta disciplina que pode ser uma grandessíssima maçada ou uma disciplina bem atraente.
Vem isto a propósito da última "voltinha" dada a esta apresentação, a pretexto das aprendizagens essenciais, que entrarão em vigor para o próximo ano lectivo em todas as escolas nacionais conjuntamente com a flexibilização... penso eu de que... isto se o ME entretanto não decidir outra coisa!
Por agora ainda estão codificadas... está bem Márcia Fabiani? Um dia destes talvez as descodifique e as partilhe descodificadas... o que não invalidará que as ditas cujas continuarão a ter um pai e uma mãe que sou eu.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.