segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Idiossincrasias Políticas Amarantinas

Quadro retirado daqui

Idiossincrasias Políticas Amarantinas

Hoje estive a consultar a estratégia municipal amarantina para as adaptações às alterações climáticas em https://www.cm-amarante.pt/pt/estrategia-municipal-para-as-adaptacoes-as-alteracoes-climaticas.
A estratégia está bonita e foi, confesso, um gosto lê-la e saber que o município está atento a estas questões que tanto apoquentam a Humanidade... ok, só não apoquentam o Trump e outros que tais que as negam, convictos... ceguinho seja eu!... ceguinhos sejamos nós!

E a estratégia municipal traça 6 objectivos nucleares que são, e passo a transcrever:

"• Reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência aos eventos decorrentes das alterações climáticas, em especial aos fenómenos extremos;
• Dotar o município de conhecimentos relativamente às alterações climáticas e à predisposição a eventos climáticos extremos, e respetivos impactos adversos sobre a segurança de pessoas e bens;
• Aumentar o nível de proteção, recuperação e valorização dos ecossistemas e melhorar o conhecimento sobre o ambiente;
• Definir formas de integração da adaptação nos instrumentos de gestão territorial de âmbito municipal;
• Sensibilizar para a mudança de comportamentos e divulgar as medidas adaptativas reforçando a participação pública;
• Melhorar a qualidade de vida da população amarantina."

Congratulo-me por verificar que, em inúmeras situações, os nossos políticos locais estão a trabalhar afincadamente na melhoria da nossa qualidade de vida, sempre atendendo às alterações climáticas previsíveis para os próximos anos.

Assim e apenas a título de exemplo:
  • Entrada pela Ínsua dos Frades adentro com máquinas que, abrindo uma  generosa clareira, em parte a esventraram. Fizeram bem porque a referida Ínsua nem é um dos locais dos mais críticos e dos mais frágeis que por Amarante existem (ver mais aqui);


  • Impermeabilização completíssima do Largo de S. Pedro com maravilhoso tapete granitado, o espaço público agora embelezado com simbologia católica paga pelo erário público (municipal) - perdoai-lhes, Senhor, que eles não sabem o que fazem, nem leram a Constituição de Portugal! - que configura uma medida supimpa para aumentar, de forma gigantesca!, a eficiência energética desta nossa cidade, aumentando a sua temperatura já explosiva... sempre útil num tempo em que os dias passam cada vez mais tórridos como pode ser comprovado em fotografia anexa, captada neste nosso centro histórico. Com efeito, se no Verão, já podíamos cozinhar ovos numa frigideira, em poucos minutos, na Praça de S. Gonçalo, agora temos não uma! mas duas! frigideiras gigantes, vá lá... com nomes de santos... vá lá, sejamos rigorosos... um é "apenas" beato! Ao mesmo tempo, a medida é o dois em um pois, para além de aumentar a temperatura do centro histórico de Amarante, aumenta ainda a concentração de radão com tanto granito aplicado de forma tão mas tão artística o que é sempre excelente para a saúde de todos nós! (ver mais aqui e aqui.)

  • Recolha de excrementos de pombo ao ar livre, amontoados em pleno passeio pedonal, na rua mais antiga da cidade, bem no coração do centro histórico. Quais pombais de Trás-os Montes, ponham-se a pau que não têm a mínima hipótese em qualquer concurso de beleza da coisa! Quando chove, e as chuvas serão cada vez mais raras mas violentas, é uma beleza ver as escorrências de merda amolecida, passeio abaixo e, quando está tempo tórrido, e será cada vez mais tórrido, é ver a merda ressequida, quiçá fossilizada, em processo altamente inovador e revolucionário porque parece que combate as alterações climáticas de modo altamente eficaz... dizem! Porque as alterações climáticas olham para o postal turístico, não gostam dele e fogem daqui a sete pés, alas que se faz tarde!  
  • Também dizem, mas eu não sei, que a concentração de urina pelas quelhas amarantinas é um poderoso meio de combate às alterações climáticas... por causa dos vapores que sobem, sobem e embriagam tudo com os seus odores, embriagando as próprias alterações climáticas, pois então elas, espertinhas, pensavam que se viam livres de tão exótico perfume... mas não! (ver mais aqui).
  • Por último, e para não vos maçar muito, a autarquia continua o seu combate contra as árvores, abatendo-as a torto e a direito, agora em frente ao cemitério, em frente ao café Conde... depois da beira rio, do Largo de S.Pedro e o mais que agora não lembro. Faz bem. As árvores impedem as vistinhas e a sua existência é altamente nociva provocando mesmo alterações climáticas brutais que se fazem sentir a nível planetário. (Um dia destes prometo que vou fotografar os tocos das árvores... )

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.