sábado, 25 de maio de 2019

Alunos - Finalistas



Professora e Alunos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de João Sequeira
Alunos - Finalistas

Alunos e professores, professores e alunos. Não existem uns sem os outros, escrevi eu um dia, e as relações entre eles extravasam, frequentemente, a simples relação inodora, incolor e insípida que advém de quem não consegue, ou não quer, entregar-se de alma e de coração à profissão docente. 
Quem consegue esta superação de equilíbrio instável, e por vezes perigoso, acumula medalhas feitas de abraços fortes e carinhosos e de beijos sentidos... e de palavras doces segredadas aos ouvidos ou espalhadas aos quatro ventos.
Os que hoje têm o seu Baile de Finalistas foram largados há três anos passando a uma outra etapa mais exigente que é o ensino secundário. Agora, eis que esta etapa está quase concluída e faltam "apenas" uns exames, que, espero, serão vencidos sem dificuldades de maior.
Maravilhosas recordações guarda esta professora destes alunos que agora, simbolicamente, se lançam num novo e mais arrojado voo que os levará, alguns definitivamente, para longe de nós, suas famílias amarantinas que não conseguem assegurar as condições necessárias para que eles, querendo, se possam fixar aqui na terrinha que é nossa, ajudando ao seu desenvolvimento, abrindo-lhe outros horizontes.

Ajudaram-me, durante três anos, a suportar Ser Professora, a suportar estar tutelada por gente que frequentemente não está à altura dos cargos que ocupa e que faz e desfaz para tornar a fazer de seguida num vai vem contraditório até dizer chega... e que nos esgota.

Hoje despeço-me deles, simbolicamente, mais uma vez. E faço votos para que voem felizes e em segurança.
Até sempre, finalistas! Até sempre, Alunos Meus!
E não se esqueçam - Não se acomodem. Não morram em vida. Façam-se ouvir. Esperneiem e esbracejem se preciso for.

Nota -  As alunas e alunos presentes nas fotografias não são os finalistas de 12.º ano que procurei reencontrar no meio da enorme multidão que hoje povoava o largo de S. Gonçalo mas foram igualmente minhas/meus um dia lá mais atrás no tempo, deixando, nesta professora, recordações de dias felizes associados a corticite, mel, simpatia, doçura, sentido de humor, empenho... e ao meu nome que continua a ser dito muito depressa e de cor e salteado.   

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.