sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Metáfora - A Palavra a Uma Aluna de Sétimo Ano

 

Metáfora - A Palavra a Uma Aluna de Sétimo Ano

Toda a gente que acompanha este blogue há mais tempo sabe que os meus alunos já fizeram portefólios físicos e que, no ano de 2017/2018, esta professora, preocupada com o peso que os seus alunos carregavam às costas (pesei as mochilas e cheguei aos 10 kg em costas frágeis de alunos de 7.º ano) resolvi desmaterializar os portefólios e transformá-los em portefólios digitais, realizados sempre na APP Adobe Spark, que os alunos vão construindo paulatinamente, aula a aula, transformando-os em autênticos diários de bordo que refletem os seus autores, os trabalhos dos seus autores e que não deixam de reflectir o trabalho desta professora que sem tornar as novas tecnologias o centro das suas aulas, porque eu nunca me desvio da História muito embora por vezes até pareça, as vai embrulhando em papéis que são muito do agrado da generalidade dos alunos. 

A história dos portefólios de História dá, por si só, uma saga que pode ser acompanhada, em parte, aqui. Talvez um dia, estando eu viva e reformada e, muito importante, ainda escorreita da minha cabeça, venha a escrever a parte negra de um trabalho muito árduo mas que me dá um gozo do caraças e que faz parte integrante do que eu penso fazer parte da minha profissão.

Confesso que gosto de lançar desafios aos meus alunos e vá lá, tenho tido a sorte de, uns mais, outros menos, claro está, mas também uns muitos - sou uma professora amiúde feliz dentro da sala de aula - corresponderem bastante bem na generalidade dos casos aos desejos lançados, às sugestões de trabalhos que muitas vezes nem passam pela obrigatoriedade e passam mais por um "Olhem vocês até podiam fazer..." e eles fazem!

Vem tudo isto a propósito desta reflexão muito bela que uma aluna de sétimo ano deixou no seu portefólio digital e que, com a devida autorização aqui publico.

"Resumo da Aula:

Na primeira aula deste ano letivo, 2020/2021, abordamos algumas regras gerais sobre esta disciplina, no entanto, vimos também algumas das matérias que iremos estudar. A professora falou-nos sobre as Dunas do Deserto e do que a nossa vida tinha a ver com elas. Primeiro não percebemos o porquê das dunas, mas ao longo da aula fomo-nos habituando à ideia que as dunas significavam etapas e que sempre que começávamos uma nova etapa na nossa vida era como começar a subir uma duna. Assim, sempre que acabássemos de a subir tínhamos outros desafios à nossa frente, outras dunas a superar."

Só uma nota final - A miúda que empurra a pedra com toda a sua força montanha acima é ela, a escolher o caminho mais trabalhoso mas também mais gratificante.

Muito grata, Aluna Minha, pelas tuas sábias palavras tão bem compreendidas! A Vida... também é muito isto!



2 comentários:

Isabel Preto disse...

Adoro a metáfora e admiro o teu trabalho. Bem hajas.

Anabela Magalhães disse...

Muito grata pelo teu carinho, caríssima histórica!
Já sabes que eu chamo a mim própria a Pica-Miolos... eheheh... nunca desisto.
Beijo enorme e protege-te! E bom trabalho on!

 
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