terça-feira, 23 de novembro de 2021

O Poder Mágico de Uma Autarquia - Amarante Prostituída e Abastardada

Amarante Prostituída e Apimbalhada - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

O Poder Mágico de Uma Autarquia - Amarante Prostituída e Abastardada

Amarante não é nem nunca foi uma cidade escancarada/escarrapachada aos seus moradores, muito menos a quem nos visita, muito menos ao Mundo.

Amarante é como uma cebola que se (re)descobre por camadas finas umas em cima das outras, que se descascam lentamente saboreando cada camada, possibilitando (re)descoberta atras de (re)descoberta... o casario multicolor e belo, um grande tanque aqui rodeado de laranjeiras que encharcam a rua principal com o seu maravilhoso, forte e doce aroma, uma quelha feita de escadas toscas e gastas acolá e que desce até às margens arborizadas do rio, uma ruína em tempos casa habitada e cheia de vida, um campo de papoilas vermelhas espampanantes que acompanham as águas do rio por breves momentos, o arvoredo que se pinta de todas as cores em pleno Outono e se despe plenamente na estação seguinte, de repente um varadim feito de vistas magníficas e momentaneamente desafogadas sobre o rio que logo de seguida se esconde, qual princesa púdica que se deixa explorar devagar, devagarinho, muito devagarinho mas só para quem a merece em maravilhosas esplanadas viradas para o rio, em descidas exploratórias até ao rio.

Quem não entende este lugar feito de múltiplas magias, e quer ao fim da força mudar o carácter da cidade escarrapachando-a a todos os que por aqui habitam e passam, não a entende minimamente e também nunca a entenderá quando se dá à ignorância/arrogância de atirar para cima dos Amarantinos de Gema uns "Ninguém gosta mais desta cidade do que eu!" deixando-me a pensar... pois pois, nota-se!

Acabadas todas as obras megalómanas que dominam todos os cantos do centro histórico deste velho e pergaminhado burgo, acabado o último mandato dos políticos que governam esta cidade... o que restará da velha e digníssima Vila que viu nascer tantos vultos maiores que os políticos apregoam por tanto lado, servindo-se deles?!

Confesso-me mais preocupada que nunca.

3 comentários:

Costa Carvalho disse...

ANTES VILÃO QUE UM TAL CIDADÃO!

Anabela Magalhães disse...

Não venha ver esta desgraça que lhe desgraçaria o coração. Temos cá uma sorte!!! Rssssssss

Unknown disse...

a nu a verdaeira patifaria objectiva a que estão fadados os amarantinos pela real impreparação e incapacidade de quem nos governa!...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.