quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Deus e Religião



S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Deus e Religião

Hoje transcrevo e publico um texto de uma aluna minha. A "Mia" tem catorze anos e as dúvidas e questões que coloca são dúvidas e questões tipicamente colocadas a partir da adolescência. De facto, é a partir da adolescência que vamos tendo uma cada vez maior consciência de nós próprios, e daquilo que nos rodeia, e é a partir da adolescência que começamos a tentar arrumar, dentro da nossa cabeça, os grandes enigmas da vida. E da morte. Às vezes sem êxito. E um dos grandes enigmas é sem dúvida o que se liga à existência, ou não, de Deus.
Existe uma entidade superior que nos regula a vida e a morte, que regula o planeta e o Universo? Nós fazemos sentido?
Cabe a cada um de nós tentar encontrar, dentro de si, uma resposta. Cabe a cada um tentar encontrar, dentro de si, a Fé.
A "Mia" parece que por agora conseguiu aplacar as suas dúvidas.
Eu confesso que ainda ando à procura de respostas. E confesso que tenho dias.

"Bem... A religião um assunto engraçado e controverso... Já acreditei fielmente em Deus... Mas há medida que fui crescendo, como a minha curiosidade aumentou, fui pondo questões que os catequistas não me conseguiam responder e daí até concluir que me parece tudo uma farsa foi um saltinho....
Se Deus é tão bom justo, porque é que há pessoas que sofrem tanto?
De que nos vale o castigo apenas na vida eterna se o mal tem de ser mudado aqui?
Se somos uma criação de Deus porque é que não respeitamos os nossos iguais?
Porque é que existe o mal? Sendo Deus tão poderoso ele poderia banir isso tudo...
Porque é que no fundamento de todas as religiões basicamente por muito correctos que sejamos, se não acreditarmos em Deus vamos para o Inferno na mesma?
Porque é que existem tantas guerras em nome da Igreja? Deus poderia com os seus poderes evitar isso...
Porque é que nos tem de ser passada uma imagem de Deus tão severo? Se Deus é tão bom, porque é que o seu nome só é empregue para castigar e julgar?

Sinceramente, se nos dias de hoje aparecesse alguém a agir como Jesus era dado como maluco... Eu acredito que Jesus era um verdadeiro hippie... Apenas fora do tempo... O seu lema é basicamente Respeito, Amor, Paz, Liberdade, Igualdade... Ah! E uma coisa revigorante para aquele tempo : o respeito pelas crianças....
Naquela altura as crianças eram praticamente tratadas como adultos e ele soube separar as ideias... Claro que depois dizia que era filho de Deus... Pronto mas a sua ideia principal era brilhante, mas para variar, com o tempo, o homem deturpa tudo...
Hoje em dia alguém fazia isso e era internado... Definitivamente...Já avaliei outras religiões além da Católica... E até simpatizo com algumas... Mas, para mim, tem de estar tudo muito bem explícito...Caso contrário, não me levam nessa...
Mas recentemente cheguei a esta conclusão... É tudo tão complicado se não acreditarmos numa força superior... Porque nós, os humanos, criamos estereótipos de como as coisas são, e habituamos-nos tanto a essas ideias que fica difícil quando se trata de algo que difere totalmente disso... Dá mesmo para stressar...
Mas depois lembrei-me: Há uma força superior. Mesmo em frente aos olhos de qualquer um... Uma que temos provas, em que todos os dias acontecem milagres, uma força em equilíbrio... Infelizmente essa força está a desaparecer por nossa culpa. Essa força, a Mãe Natureza... Quando morre um animal, a sua energia transforma-se e ajuda outros animais a sobreviverem, ajuda plantas a crescer, ... Nesta força, nada se perde, tudo se transforma. Com esta força, podemos mesmo afirmar que somos imortais, que nunca morremos completamente, tudo depende de nós... Se cumpríssemos as leis da Mãe Natureza, seríamos enterrados como viemos ao mundo, nus. Seríamos enterrados debaixo da Terra, e o nosso corpo ao decompor-se alimentaria milhares de micro organismos, dos resíduos restantes nasceriam plantas, árvores,... Nunca morreríamos completamente, a nossa energia ficava espalhada pela Natureza... Adoro a ideia de pensar que deste corpo talvez inútil e que possivelmente tanto prejudicou a Mãe Natureza (porque todos poluímos, entre outros...), no final tanto a ajudaria a prosseguir o seu ciclo... Por isso, a minha crença é nas forças da Mãe Natureza, talvez passe mesmo a "prega-la" como em outras religiões se faz... E caso morra inesperadamente, sem deixar testamento (o que espero que não aconteça mesmo! =S), aqui está o pedido de como quero ser enterrada!"

3 comentários:

Vera Matias disse...

Eu conheço a Maria Carvalho :)
E concordo :D

Luis Pereira disse...

E ja dizia Lavoisier..." na natureza nada morre, tudo se transforma" e eu acredito piamente neste principio, tendo em conta que nós somos mais que tecidos, células e afins...penso que há uma energia que nos alimenta todos os dias, e quando se morre, acredito que não nos tornamos inuteis de todo! ...Ma isso já é o meu ponto de vista :)
Quanto à religião...é outro assunto muito delicado e muito discutido. Questiono-me quase todos os dias sobre este facto. Deus existe ou não? Não sei e acho que nunca o saberei...mas que por vezes tenho necessidade de acreditar que Ele ou outra energia superior a nós existe, lá isso tenho!:)
Temas bons para serem bem discutidos:)

bjs

Anabela Magalhães disse...

Eu também acredito na força surpreendente da Natureza e já me deixei tocar e emocionar inúmeras vezes por ela.
Quanto à existência ou não de Deus tenho inveja de quem conseguiu arrumar e ultrapassar as dúvidas, se as teve, porque há quem não seja tocado por elas. Ter certezas, para um lado ou para o outro, deve ser bom e é um estádio que eu ainda não consegui alcançar. Permaneço com muitas dúvidas e "Tenho dias"!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.