domingo, 30 de dezembro de 2007

Parque Natural do Alvão






Parque Natural do Alvão - Vila Real - Portugal
Fotografias de Artur e Anabela Matias de Magalhães

Parque Natural do Alvão

O Parque Natural do Alvão situa-se na província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no distrito de Vila Real, e abrange os concelhos de Vila Real e Mondim de Basto. Com uma área de 7220 hectares, é um parque com uma dimensão confortável para se visitar durante um fim de semana.
Organizei a visita ao Parque no final de Setembro de 2005 e no início de Outubro lá estávamos nós a fazer o primeiro percurso pedestre que nos levaria até às muito afamadas quedas de água das Fisgas de Ermelo, onde chegaríamos ao anoitecer. Cansados, estafados, mas felizes com um percurso que foi feito parte em alcatrão e parte em trilho, e em que fomos guiados pela Zé Castelo Branco que tinha integrado a equipa do parque, uns anos antes, aquando da sua constituição. Connosco, os portugueses, foram ainda dois americanos simpáticos, dos seus sessenta e tal anos que aguentaram estoicamente todo o percurso, ela especialmente, ainda com um tornozelo ligado de uma lesão contraída numa caminhada num outro parque longínquo, nos Estados Unidos, mais concretamente no Grande Canyon.
A dormida seria feita no Centro de Acolhimento de Arnal, muito barato, mas sem grandes condições de conforto e de higiene para acolher viajantes. Felizmente que me lembrei dos sacos-cama e como mais vale prevenir do que remediar lá fomos todos prevenidos para o que desse e viesse. E foram necessários, os sacos-cama, não só pelas baixas temperaturas que se fizeram sentir durante a noite, mas também para estabelecerem uma fronteira entre o nosso corpo e as instalações daquela casa cuja limpeza deixava muito a desejar. Mas a dormida no Centro de Acolhimento de Arnal compensou pelo local onde este está implantado, mesmo em frente ao espectacular caos granítico de Muas/Arnal que pudemos observar naquela manhã gelada de Outubro, mesmo antes de iniciarmos novo percurso pedestre que só terminaria pela hora de almoço.
Este parque acolhe algumas povoações rurais com bastante interesse e onde os percursos se devem fazer calmamente e de máquina fotográfica sempre à mão. Em Lamas d`Olo, Ermelo, Anta, Varzigueto, Arnal, Barreto, entre outras aldeias do parque, podemos observar algumas casas ainda cobertas de colmo, umas, e de xisto, outras, rodeadas por paisagens ora extremamente rudes e agrestes, ora extremamente doces e bucólicas e onde podemos contactar com populações de "outros tempos".
Este parque tem ainda um outro ponto de interesse pois é aqui que nasce o "nosso" rio Olo, afluente do Tâmega, que faz as delícias de muitos amarantinos, no Verão, aqui mesmo no concelho de Amarante, agora que o nosso Tâmega está normalmente impróprio para banhos.
Aqui deixo aos meus leitores esta sugestão para um fim-de-semana diferente. Organizem-se. Visitem o Parque Natural do Alvão. A nós soube-nos muito bem cumprir este programa.
Nota - As fotografias que ilustram este "post" foram tiradas com câmara analógica e as três últimas são aquilo a que eu chamo de "sequências". As montagens das mesmas foram ainda feitas de tesoura e cola notando-se, mais ou menos, os locais onde foram por mim "costuradas".
Outros tempos. Outras técnicas.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.