Alunos/Professora - ESA - Amarante
Fotografia de não sei quem
Entrar nos Eixos
Finalmente estou a entrar nos eixos.
Desde o início do ano lectivo não parei ainda. A acção de formação que estou a frequentar terá a última sessão no próximo sábado e terei ainda muito trabalho a desenvolver para apresentar nesse dia, mas a verdade é que ficará já arrumada a minha formação acreditada deste ano. Esta semana será ainda tempo de marcar corpo presente da minha décima quarta reunião na ESA, neste ano lectivo que ainda ontem começou. É uma das vertentes do meu trabalho que mais me custa, ver que uma doença chamada reunite se espalha pelas escolas como uma praga. E pior do que isso só o facto de termos sido literalmente afogados em grelhados e outras papeladas que tais, guardadas em capinhas de Lucifer.
Tenho-me em conta de pessoa bastante organizada. Tenho-me em conta de pessoa que gosta de trabalhar e nunca se escusou ao trabalho. E constato que até este ano lectivo o tempo sempre me chegou para tudo. Costumo até brincar com esta minha faceta, a que eu chamo de hiperactividade, que me impele a trabalhar com gosto. O tempo sempre me chegou para escrever no blogue, preparar aulas, fazer apresentações em PowerPoint, planear férias, fazer passeios pedestres, calcetar, fazer muros, fazer actas e planificações, planos de recuperação e acompanhamento, ir ao café, estar com amigos, ir a exposições, cortar mato na Barca, visitar museus, ir a concertos, ler e o mais que me apetecesse.
Pois não é que dei por mim, este ano lectivo, a trabalhar até à uma hora da manhã, a chegar da escola perto das nove horas da noite, e a não ter tempo de preparar uma aula? Felizmente que tenho o serviço adiantado, doutra forma não sei o que seria de mim. E dei por mim em estado de quase completa exaustão. Digo-o aqui e agora que isto não é normal, e jamais me senti assim cansada nem no final de um ano lectivo. O meu passeio pedestre do outro fim-de-semana esteve quase a ir para o galheiro, de tal forma foi a pressão de reuniões e mais reuniões, papéis e mais papéis. Felizmente parei para pensar e decidir que primeiro estou eu, e que estando eu primeiro os meus alunos saem beneficiados.
Vai daí ontem, domingo, iniciei uma apresentação em PowerPoint que interrompi agora mesmo, a esta hora já tardia, e que decerto fará as delícias dos meus Cefs.
É que não me posso esquecer do meu Manuel, da turma de Carpinteiros 1 que no final da primeira aula de CMA, em PowerPoint, me perguntou em tom de desafio, enquanto eu arrumava as maletas pedagógicas:
"Professora, as aulas vão ser sempre assim?"
Porquê? - retorqui-lhe eu sem fazer ideia do que dali ia sair.
"É que se forem sempre assim eu não falto às aulas!"
Não, deste trabalho nunca ninguém me ouvirá queixar.
E eu quero trabalhar. Quero continuar a trabalhar. Assim a tutela e a ESA mo permitam. Assim eu ponha travão à tutela e à ESA.
Assim sendo, evidentemente, os papéis podem esperar.
Fotografia de não sei quem
Entrar nos Eixos
Finalmente estou a entrar nos eixos.
Desde o início do ano lectivo não parei ainda. A acção de formação que estou a frequentar terá a última sessão no próximo sábado e terei ainda muito trabalho a desenvolver para apresentar nesse dia, mas a verdade é que ficará já arrumada a minha formação acreditada deste ano. Esta semana será ainda tempo de marcar corpo presente da minha décima quarta reunião na ESA, neste ano lectivo que ainda ontem começou. É uma das vertentes do meu trabalho que mais me custa, ver que uma doença chamada reunite se espalha pelas escolas como uma praga. E pior do que isso só o facto de termos sido literalmente afogados em grelhados e outras papeladas que tais, guardadas em capinhas de Lucifer.
Tenho-me em conta de pessoa bastante organizada. Tenho-me em conta de pessoa que gosta de trabalhar e nunca se escusou ao trabalho. E constato que até este ano lectivo o tempo sempre me chegou para tudo. Costumo até brincar com esta minha faceta, a que eu chamo de hiperactividade, que me impele a trabalhar com gosto. O tempo sempre me chegou para escrever no blogue, preparar aulas, fazer apresentações em PowerPoint, planear férias, fazer passeios pedestres, calcetar, fazer muros, fazer actas e planificações, planos de recuperação e acompanhamento, ir ao café, estar com amigos, ir a exposições, cortar mato na Barca, visitar museus, ir a concertos, ler e o mais que me apetecesse.
Pois não é que dei por mim, este ano lectivo, a trabalhar até à uma hora da manhã, a chegar da escola perto das nove horas da noite, e a não ter tempo de preparar uma aula? Felizmente que tenho o serviço adiantado, doutra forma não sei o que seria de mim. E dei por mim em estado de quase completa exaustão. Digo-o aqui e agora que isto não é normal, e jamais me senti assim cansada nem no final de um ano lectivo. O meu passeio pedestre do outro fim-de-semana esteve quase a ir para o galheiro, de tal forma foi a pressão de reuniões e mais reuniões, papéis e mais papéis. Felizmente parei para pensar e decidir que primeiro estou eu, e que estando eu primeiro os meus alunos saem beneficiados.
Vai daí ontem, domingo, iniciei uma apresentação em PowerPoint que interrompi agora mesmo, a esta hora já tardia, e que decerto fará as delícias dos meus Cefs.
É que não me posso esquecer do meu Manuel, da turma de Carpinteiros 1 que no final da primeira aula de CMA, em PowerPoint, me perguntou em tom de desafio, enquanto eu arrumava as maletas pedagógicas:
"Professora, as aulas vão ser sempre assim?"
Porquê? - retorqui-lhe eu sem fazer ideia do que dali ia sair.
"É que se forem sempre assim eu não falto às aulas!"
Não, deste trabalho nunca ninguém me ouvirá queixar.
E eu quero trabalhar. Quero continuar a trabalhar. Assim a tutela e a ESA mo permitam. Assim eu ponha travão à tutela e à ESA.
Assim sendo, evidentemente, os papéis podem esperar.
10 comentários:
É assim pra riba que gosto de te ver. Xô carapatos!
Boa semana.
Elsa
Aqui continua a dizer-se para se ir com calma, porque a avaliação ainda vai ser um processo muito"soft". A Presidente irá reunir com os Coordenadores e depois estes reúnem o Departamento para uma avaliação das fichas, Aulas assistidas? Lá para Novembro...
Tudo calmo, não há essa pressão, nem pensar!
Penso que aí estão a levar tudo muito "à risca".
Olá Elsa
Olá Maria Eduarda
Ainda bem que não estais aqui. :) Sortuuuuuuuuuudas!
Acho que sim, Anabela! Já tinha entrado em vários stresses!!!
Mas tu és forte e poderosa! Vais conseguir ultrapassar tudo isto, que a meu ver, ainda vai levar uma grande transformação. Bjs
Eduardita
Help! Help! Pondero concorrer para o Alentejo!!!!!
Não ponderes! Tudo é ultrapassável! Pena é que as coisas por aí estejam tão ciosas!!!!
Avaliar? Tudo pelo melhor... Alguma incorrecção e fala-se com o colega "outside". Ninguém prejudica ninguém. É este o lema.
Uma bôa nôte para ti!
O problema é que por aqui está mesmo tudo tolo.
Ninguém já sabe o que anda a fazer.
Enfim, amanhã é novo dia! :)
Bôa nôte para ti também.
Bjs
Olha que este clima de silêncios entremeados com meias palavras e cochichos abafados também não me oferece grande tranquilidade...
Estou como a tua amiga Bea: acredito que a coisa vai rebentar, mais dia menos mês. Tem de rebentar!
Parece inevitável, não é Elsa?
E estou contigo, também não me parece um clima nada saudável. Será que esse ambiente de silêncios, meias palavras e cochichos anuncia por aí também a grande tormenta? Estou em crer que sim, que a tormenta chegará a todas as escolas deste país.
Raios!
eu continuo sem entrar, mas também tinham de me chamar para uma acção (e ainda por cima para durar todo o ano)
q mais me vai acontecer?
bjs
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